Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
No domingo, a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?
Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2004
 
Abrindo a temporada brasileira de provas de Endurance ? que prosseguirá no próximo dia 11 com a ?500 Milhas de Londrina, e terá seu encerramento de gala com a Mil Milhas, no dia 25 de janeiro ?, será disputada a partir da zero hora do próximo domingo a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?.

A história da corrida que é promovida pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul (ACRGS) começou antes mesmo que o circuito que dá nome a ela a sediasse, já que as três primeiras edições foram disputados num traçado armado nas ruas de Porto Alegre, mais precisamente no chamado ?Circuito de Cavalhada?.

Na primeira edição, que aconteceu em no dia 06 de maio de 1962, os vitoriosos na disputa que teve a participação de 39 carros, e um total de 175 voltas, foram Breno Fornari e Afonso Hoch, dupla gaúcha que se revezou na pilotagem de um Simca durante as 11h52min48s1 da corrida que completaram à média de 97,222 km/h.

Em Tarumã mesmo, a primeira prova foi disputada apenas em 1971, mais precisamente no dia 26 de outubro, quando o trio formado pelos paulistas Pedro Victor Delamare e Carlos Quartin Moraes, e completado pelo gaúcho José de Marchi ganhou a bordo de um Chevrolet Opala, fechando as 466 voltas totais em 12h01min22s3, à média de 116,899 quilômetros por hora.

Uma curiosidade com relação à 12 Horas de Tarumã é que sua 16ª edição, disputada em 1992, aconteceu bem longe da cidade de Viamão, onde está situada a pista, que, por estar em reformas, fez com que a disputa acontecesse em Guaporé, distante cerca de 220 quilômetros dali.

Prova valeu pelo Brasileiro no ano passado

A 27ª edição da ?12 Horas de Tarumã?, disputada no dia 14 de dezembro, valeu como quinta e última corrida do Campeonato Brasileiro de Endurance 2003, e foram justamente pilotos inscritos no certame nacional os ganhadores das 525 voltas totais.

Xandynho Negrão, Juliano Moro, Luiz Otávio Paternostro, o ?Pater?, e Giuliano Losacco - que neste ano arrebatou o status de melhor no Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 - foram os responsáveis pela pilotagem do MCR Turbo que chegou na frente da disputa do ano passado, depois de fecharem as 525 voltas totais após 11h58s53s66.

Os gaúchos Hugo Vargas e Marcelo Vargas revezaram-se na pilotagem de um Aldee Spyder, ocupando a segunda colocação ao final da disputa do ano passado, que teve o quarteto Odilon Menezes, Guaraci Costa, Luiz Costa e Paulo Rutzen, todos representantes do Rio Grande do Sul, ocupando o terceiro degrau do pódio, também graças à resistência de um Aldee Spyder.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/06 - 5ª etapa do Campeonato Paulista de Kart será disputada na Granja.
 01/06 - Castro Neves terminou na frente o treino livre da F-Cart
 01/06 - Alesi termina com os rumores: continua no "circo" em 2002
 01/06 - Carros da Fórmula Cart já rodam por Milwaukee
 01/06 - Confira algumas informações sobre o oval de Milwakee
 01/06 - Chuva atrasa os treinos em Milwaulkee
 01/06 - F 3000 Européia:Vítor Meira retorna à Itália para treinos
 01/06 - F3 Alemã: João Paulo Oliveira disputa GP de PAU
 31/05 - Stewart aconselha a McLaren
 31/05 - Honda pode rever sua estratégia de fornecimento de motores
 31/05 - "Sinto-me decepcionado pelo Hakkinen", disse Barrichello
 31/05 - Obras da sede da Toyota estão atrasadas
 31/05 - IRL: Hamilton venceu o "Scott Brayton Trophy"
 31/05 - IRL: Atlanta não fará parte do calendário em 2002
 31/05 - IRL: Scott Goodyear se recupera no hospital
 31/05 - Speed On Line testa o Fórmula Interlagos
 31/05 - Comemoração criada por Hélio Castroneves é copiada nos EUA
 31/05 - Max Wilson volta a CART
 31/05 - FIA apresenta novo tipo de capacete
 31/05 - F3000: Felipe Massa na frente em Misano

... 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 908 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados