Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/05 - Newey pode se transferir para a Jaguar
 30/05 - Mansell faz volta mais rápida em Rockingham
 30/05 - Conheça o desenho do speedway de Rockingham
 30/05 - Pizzonia faz o terceiro tempo nos treinos de Hockenheim
 29/05 - Ralf Schumacher é o melhor na França
 29/05 - F3 SUDAM: Nelsinho Piquet vai estrear em Brasilia
 29/05 - Seis vitórias foram acrescentadas ao placar
 29/05 - Kleinubing ganha, e amplia a liderança no campeonato de Turismo
 28/05 - Vai um leitinho aí?
 28/05 - BARBER DODGE: Ryan saiu de Lime Rock com a liderança
 28/05 - BARBER DODGE: Koster venceu a segunda corrida em Lime Rock
 28/05 - NASCAR: Jarrett lidera o campeonato
 28/05 - F3 INGLESA: Sato ainda lidera o campeonato
 28/05 - F3 INGLESA: Vitória de Takuma Sato na segunda prova
 28/05 - F3 INGLESA: Davidson conquista a primeira vitória
 28/05 - IRL: Helinho não descarta a chance de correr na Fórmula 1
 28/05 - IRL: Helinho lembrou de Morgan, Hogan e Bettenhausen
 28/05 - Roger Penske defende pilotos da IRL
 28/05 - IRL: Nem Roger Penske imaginava tanto
 28/05 - IRL: Castro Neves vive o "day after" de um campeão

... 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 908 909 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados