Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 31/05 - Newey pode se transferir para a Jaguar
 30/05 - Mansell faz volta mais rápida em Rockingham
 30/05 - Conheça o desenho do speedway de Rockingham
 30/05 - Pizzonia faz o terceiro tempo nos treinos de Hockenheim
 29/05 - Ralf Schumacher é o melhor na França
 29/05 - F3 SUDAM: Nelsinho Piquet vai estrear em Brasilia
 29/05 - Seis vitórias foram acrescentadas ao placar
 29/05 - Kleinubing ganha, e amplia a liderança no campeonato de Turismo
 28/05 - Vai um leitinho aí?
 28/05 - BARBER DODGE: Ryan saiu de Lime Rock com a liderança
 28/05 - BARBER DODGE: Koster venceu a segunda corrida em Lime Rock
 28/05 - NASCAR: Jarrett lidera o campeonato
 28/05 - F3 INGLESA: Sato ainda lidera o campeonato
 28/05 - F3 INGLESA: Vitória de Takuma Sato na segunda prova
 28/05 - F3 INGLESA: Davidson conquista a primeira vitória
 28/05 - IRL: Helinho não descarta a chance de correr na Fórmula 1
 28/05 - IRL: Helinho lembrou de Morgan, Hogan e Bettenhausen
 28/05 - Roger Penske defende pilotos da IRL
 28/05 - IRL: Nem Roger Penske imaginava tanto
 28/05 - IRL: Castro Neves vive o "day after" de um campeão

... 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 908 909 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados