Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/05 - IRL: Scott Goodyear sofreu fratura nas costas
 27/05 - IRL: Sharp não soube explicar o acidente
 27/05 - Confirmado... Campos é o Campeão!
 27/05 - "Nunca tive um carro tão bom", disse Barrichello
 27/05 - IRL: "Parece que estou sonhando", disse Helinho
 27/05 - IRL: Penske comemorou a 11ª vitória
 27/05 - "Larguei à frente de mim mesmo", disse Schumacher
 27/05 - IRL: Helinho foi o oitavo estreante a vencer em Indianápolis
 27/05 - IRL: Pilotos da CART dominaram a corrida
 27/05 - IRL: Foi a corrida mais longa desde 1956
 27/05 - IRL: Confira como terminou a 500 Milhas de Indianápolis
 27/05 - IRL: Show brasileiro na Indy 500; Vitória de Helinho
 27/05 - Parece mentira... Mas deu Júlio Campos na Sudam!
 27/05 - IRL: Foi dada a relargada em Indianápolis
 27/05 - IRL: Bandeira vermelha em Indianápolis
 27/05 - F3 INGLESA: Hayes faz a pole nas duas corridas em Croft
 27/05 - Iaconelli Campeão Pan-americano na Sudam Jr.
 27/05 - Iacomeli fatura a pré-final da Sudam Jr.
 27/05 - Chuva... E agora ?
 27/05 - Pré-Final - Rudeck mais uma vez!

... 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 908 909 910 911 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados