Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/05 - "Ladies and Gentlemen, start your engines"
 27/05 - Schumacher ampliou sua margem de liderança
 27/05 - Ralf sugeriu a retirada de Mônaco do calendário do "circo"
 27/05 - Temperatura foi mais alta que a máxima prevista para Mônaco
 27/05 - Coulthard e Hakkinen terminaram na frente o warm up
 27/05 - Turismo: Kleinubing manteve a liderança. Steyer foi o 4º
 27/05 - IRL: Meteorologia prevê tempo nublado em Indianápolis
 27/05 - BARBER DODGE: Rondet ocupa a segunda posição no campeonato
 27/05 - BARBER DODGE: Ryan venceu a primeira em Lime Rock
 26/05 - Vittorio Brambilla morre na Itália
 26/05 - IRL: Scott Brayton virou nome de prêmio
 26/05 - IRL: Sábado de premiação em Indianápolis
 26/05 - IRL: Ex-presidente da STP explica como salvar o automobilismo
 26/05 - Átila Abreu venceu a terceira da Sudam Jr.
 26/05 - Vitória cearense na segunda da Super Sênior
 26/05 - Jimenez venceu também a segunda bateria da Sudam
 26/05 - Segunda da Sudam Jr. - Ignácio Vivian outra vez!
 26/05 - Rudeck está infernal
 26/05 - Confira o resultado e a nova classificação da F-3000
 26/05 - Jimenez desclassificado!

... 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 908 909 910 911 912 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados