Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 27/05 - "Ladies and Gentlemen, start your engines"
 27/05 - Schumacher ampliou sua margem de liderança
 27/05 - Ralf sugeriu a retirada de Mônaco do calendário do "circo"
 27/05 - Temperatura foi mais alta que a máxima prevista para Mônaco
 27/05 - Coulthard e Hakkinen terminaram na frente o warm up
 27/05 - Turismo: Kleinubing manteve a liderança. Steyer foi o 4º
 27/05 - IRL: Meteorologia prevê tempo nublado em Indianápolis
 27/05 - BARBER DODGE: Rondet ocupa a segunda posição no campeonato
 27/05 - BARBER DODGE: Ryan venceu a primeira em Lime Rock
 26/05 - Vittorio Brambilla morre na Itália
 26/05 - IRL: Scott Brayton virou nome de prêmio
 26/05 - IRL: Sábado de premiação em Indianápolis
 26/05 - IRL: Ex-presidente da STP explica como salvar o automobilismo
 26/05 - Átila Abreu venceu a terceira da Sudam Jr.
 26/05 - Vitória cearense na segunda da Super Sênior
 26/05 - Jimenez venceu também a segunda bateria da Sudam
 26/05 - Segunda da Sudam Jr. - Ignácio Vivian outra vez!
 26/05 - Rudeck está infernal
 26/05 - Confira o resultado e a nova classificação da F-3000
 26/05 - Jimenez desclassificado!

... 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 908 909 910 911 912 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados