Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
Terça-feira, 04 de Março de 2003
 
Caso os madeireiros locais sejam impedidos de cumprir a ameaça de boicote ao Grande Prêmio, a Austrália sediará neste final de semana sua 19ª corrida de Fórmula 1, a oitava na pista armada no interior do Albert Park, em Merlbourne.

A primeira visita da mais badalada categoria do automobilismo mundial à Terra dos Cangurús aconteceu em 1985, quando o finlandês Keke Rosberg ganhou a bordo de Um Williams/Honda.

Em 1986 o triunfo foi francês, alcançado por Alain Prost, que ganhou pilotando um McLaren/Porsche. Em 87 aconteceu o primeiro triunfo de um piloto da Ferrari, quando o austríaco Gerhard Berger chegou na frente.

Alain Prost voltaria a vencer com um carro da McLaren em 1988, desta vez com a máquina empurrada por um motor Honda. Em 89 a vitória foi do belga Thierry Boutsen, com um Williams/Renault, e em 90 e 91 aconteceram triunfos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, correndo respectivamente com modelos Benetton/Ford e McLaren/Honda.

Gerhard Berger voltou a ganhar a prova australiana em 1992, com um McLaren/Honda, enquanto no ano seguinte o nosso Ayrton Senna também venceu com um carro da McLaren, mas empurrado por um motor Ford.

O conjunto Williams/Renault saiu vitorioso nos dois últimos anos em que a prova australiana foi realizada em Adelaide: em 1994 o ganhador foi o britânico Nigel Mansell, e em 95 o topo do pódio foi ocupado por Damon Hill.

Hill venceu a primeira em Merlbourne

Outra vez pilotando um Williams/Renault, o inglês Damon Hill venceu o GP da Austrália de 1996, quando as provas passaram a ter como palcoo circuito de Merlbourne.

Em 1997 e 98 dois triunfos consecutivos para o conjunto McLaren/Mercedes: o escocês David Coulthard levou a melhor em 98, e seu companheiro finlandês Mika Hakkinen foi o ganhador de 1998.

Em 99 a aconteceu o primeiro triunfo de um modelo da Ferrari em Merlbourne, com o irlandês Eddie Irvine, que iniciou a sequencia de sucessos dos carros produzidos em Maranello que o pentacampeão mundial Michael Schumacher tratou de manter, vencendo consecutivamente entre 2000 e 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/05 - Ferrari anuncia novo patrocinador
 25/05 - F-3000: Sarrazin contente com sua volta
 25/05 - Kleinubing terminou a sexta-feira à frente dos adversários
 25/05 - IRL: Nissan contrata Bernard Dudot
 25/05 - Sara Sanchez surpreende no 2º treino livre desta manhã
 25/05 - Williams manda Ralf para casa
 25/05 - F-3000: Pizzonia decepcionado com o treino
 25/05 - F-3000: Manning vibra com terceira posição
 25/05 - F-3000: Confira o grid de largada em Mônaco
 25/05 - F-3000: Mark Webber larga na pole em Mônaco
 25/05 - NASCAR: Newman larga na pole em Charlotte
 25/05 - IRL: Cidade de Indianápolis não terá transmissão ao vivo
 25/05 - IRL: Consumo de combustível é a chave da vitória
 25/05 - IRL: Troféu da Indy 500 vale mais de US$ 1 milhão
 25/05 - IRL: Ingressos para Indy 500 de 2002 já estão a venda
 25/05 - Pilotos tomam a pista para a definição das posições de largada do "Pan"
 25/05 - IRL: Larry Curry reclama da presença de Giaffone
 25/05 - IRL: Ganassi coloca Richie Hearn "em alerta"
 25/05 - Sudam Jr.: apenas 0s298 separaram os 10 primeiros
 24/05 - Cristiano Piquet confirma participação no SKUSA

... 900 901 902 903 904 905 906 907 908 909 910 911 912 913 914 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados