Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Presidente da Fórmula 3 enaltece a vinda da Fórmula Renault ao Brasil
Terça-feira, 20 de Novembro de 2001
 
A chegada da Fórmula Renault ao Brasil na temporada 2002 pelas mãos do ex-piloto e empresário Pedro Paulo Diniz tem sido o assunto do momento no automobilismo nacional, dominando as conversas entre pilotos, chefes de equipe e mídia especializada. Desde a extinção da Fórmula Ford brasileira, há cinco anos, o País tem vivido apenas da Fórmula Chevrolet como categoria de base para os pilotos que saem do kartismo.

Contudo, a falta de renovação dessa categoria, implantada no País em 1992, tem levado um contingente cada vez maior de novos pilotos à Europa ainda cedo, sem a preparação considerada necessária para enfrentar o desafio do automobilismo internacional. A expectativa geral é de que a vinda da Fórmula Renault possa reverter esse quadro, proporcionando uma base mais sólida aos que vão seguir carreira na Europa ou nos Estados Unidos.

Um dos que sustentam essa opinião é Amir Nasr, presidente da Fórmula 3 sul-americana, que vê com entusiasmo a implantação da F-Renault no Brasil. Segundo ele, a nova categoria será de grande importância para a formação dos jovens pilotos brasileiros, que passam a ter no próprio País uma opção real em contraponto à categoria européia. ?Ela vai suprir a defasagem que existe hoje no Brasil entre as categorias de base?, opina.

Amir faz alusão, ao citar essa defasagem, à F-Chevrolet, que, a seu ver, padece diante da falta de renovação técnica. ?Agora, teremos nossa escola de volta?, espera. ?A iniciativa do Pedro Paulo de trazer a F-Renault ao Brasil deve ser elogiada. É mais um grande piloto que ganhou muito com o automobilismo e que, agora, está retribuindo, assim como os Fittipaldi, os Giaffone e o Nelson Piquet?, faz questão de ressaltar.

Para ele, a escola brasileira de automobilismo é tão boa quanto a européia - ou até melhor. ?Basta ver a quantidade de brasileiros nas categorias top do automobilismo mundial que passaram pela F-3 sul-americana?, exemplifica, lembrando Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Cristiano da Matta, Helio Castroneves, Bruno Junqueira, Ricardo e Rodrigo Sperafico, Hover Orsi, Vitor Meira e até o próprio Pedro Paulo Diniz.

SEM CONCORRÊNCIA

Amir não concorda com a idéia de que o projeto possa culminar com uma concorrência entre o Brasileiro de F-Renault e o Sul-Americano de F-3, categoria da qual é presidente. ?Pelo contrário, a nova categoria vai ajudar, e muito?, diz. ?A curto prazo, não vamos sentir diferença, mas a médio, vamos receber os pilotos da F-Renault na F-3, bem mais competitivos e amadurecidos para progredir no automobilismo?, entende.

O dirigente vê outra vantagem na chegada da F-Renault. ?A partir do momento em que passa a existir aqui uma categoria de base forte, os pilotos vão permanecer mais tempo no Brasil, e vão chegar melhor preparados à Europa e aos Estados Unidos. É assim que acontece na Europa, onde esse trabalho de formação é realizado pelas fórmulas Ford, Vauxhall e pela própria Renault. A F-3, na seqüência, é um degrau acima", avalia Amir.

Pra ele, a ida de Kimi Raikkönen diretamente da F-Renault da Inglaterra para a F-1 é um caso isolado. "Trata-se de um fenômeno que caiu nas graças de um dono de equipe da F-1", define. Nasr também comenta a possibilidade de pilotos brasileiros que hoje estão saindo direto do kart para a F-3 sul-americana preferirem a nova categoria. "São situações distintas", analisa. "Para um piloto que tenha até três anos de kart, a F-3 estará muito distante e o caminho natural será passar primeiro pela Fórmula Renault. Agora, quando, por exemplo, um piloto tenha mais de cinco anos de kart, disputando os principais campeonatos, como o Paulista, Brasileiro, Sul-Americano e Mundial, ele não irá encontrar nada superior tecnicamente ao kart de hoje, então é melhor ir direto para a Fórmula 3. O nível de competitividade atual dos kartistas brasileiros permite isso", diz. O raciocínio do dirigente é alicerçado nos exemplos de Nelsinho Piquet e Tuka Rocha, nesta temporada, e de Sérgio Jimenez, que já fechou para a temporada 2002 da Fórmula 3 sul-americana.

Para finalizar, Amir reforça seu argumento citando o exemplo da Argentina, onde existe a categoria Formula Renault. Lá, os pilotos com boa experiência no kart também têm vindo diretamente para a Fórmula 3 sul-americana, enquanto os demais fazem o caminho natural, passando pela Fórmula Renault antes de ingressar na F-3. "São os casos de Matias Russo e Carlos Bouflet e agora de Caíto Rissati. Tambem na Europa, ex-pilotos de kart, como Giancarlo Fisichella e Jarno Trulli, foram direto para a F-3", conclui.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 24/05 - Domingo é dia de Carioca de Turismo
 24/05 - IRL: Equipe de Scott Sharp vence desafio nos boxes
 24/05 - IRL: Luyendyk fará comentários durante a corrida
 24/05 - IRL: "O carro está pronto para a corrida", diz Gil
 24/05 - IRL: Hattori oferece US$ 250 mil por uma vaga
 24/05 - IRL: Daré não ficou preocupado com último treino
 24/05 - IRL: Indy 500 terá transmissão ao vivo
 24/05 - IRL: Sharp foi o mais rápido no "Carburation Day"
 24/05 - IRL: Jeff Ward será patrocinado pelo Aerosmith
 24/05 - IRL: Indy 500 movimenta US$ 336 milhões
 24/05 - F3 SUDAM: Quarta etapa acontecerá em Curitiba
 24/05 - IRL: Penske não poderá usar a marca Marlboro em Indianápolis
 24/05 - Hakkinen dominou o segundo treino no principado
 24/05 - Schumacher e Coulthard foram os melhores no primeiro treino em Mônaco
 24/05 - Pilotos têm até 11 de junho para inscreverem-se para o "Brasileirão"
 24/05 - Saiba como foram os treinos em Floripa
 24/05 - TC 2000: Furlán renuncia à presidência da categoria
 24/05 - Gil será observado pela CART nas próximas quatro corridas
 23/05 - Confira os horários do GP de Mônaco
 23/05 - Gaúcho cumpre mais dois rounds na luta contra os "gringos"

... 901 902 903 904 905 906 907 908 909 910 911 912 913 914 915 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados