Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conheça o perfil de Alboreto
Quarta-feira, 25 de Abril de 2001
 
Michele Alboreto nasceu em Milão, na Itália, no dia 23 de dezembro de 1956. Estreou no automobilismo em 1977, quando terminou na terceira posição o campeonato da Fórmula Monza. Na temporada seguinte classificou-se na quinta posição no certame da Fórmula Itália, e em 1979 disputou provas do Campeonato Italiano da Fórmula 3 e do Mundial de Endurance. Nas temporadas de 1980 e 81 Michele continuou a disputar provas de Endurance, tendo participado também de provas do Europeu das Fórmulas 3 e 2. As primeiras corridas na Fórmula 1 foram disputadas a bordo de um Tyrrel/Ford, ainda em 81. O primeiro GP foi o de San Marino, quando depois de largar do 17º posto do grid Michele abandonou depois de bater. O primeiro triunfo no "circo" aconteceu na prova de encerramento do certame de 1982, em Las Vegas, nos Estados Unidos onde chegou na frente de todos os adversários depois de largar do terceiro lugar. Ainda defendendo as cores da Tyrrell, Alboreto alcançou seu segundo triunfo, coincidentemente nos Estados Unidos, onde venceu o GP de Detroit de 1983. A Ferrari contratou Michele para ser seu piloto a partir do primeiro GP da temporada de 1984, que aconteceu no Brasil, onde depois de sair da segunda posição no grid o italiano deixou a disputa por problemas nos freios. Na terceira corrida daquele ano, na Bélgica, aconteceu a primeira pole, e a segunda vitória da carreira do piloto. Outros dois triunfos aconteceram nos GPs do Canadá e Alemanha, em 1985. Depois de disputar 80 GPs pelo time de Maranello, Michele retornou à equipe Tyrrell, onde reestreou no GP do Brasil, o primeiro da temporada de 1989. No 7º GP daquela temporada Alboreto trocou de casa, passando a defender a equipe Lola/Lamborghini, onde ficou até a temporada de 1990, quando passou a correr pela Arrows. A equipe Footwork, que teve motores Porsche, Ford, e depois Mugen-Honda, foi defendida pelo italiano entre a prova de abertura do certame de 1991, nos Estados Unidos, e a de encerramento do de 1992, na Austrália. Os 14 GPs de 1993 Michele Alboreto disputou pela Lola/Ferrari, e os últimos de sua passagem pela F-1 pela Minardi/Ford, onde se aposentou do depois de ter disputado 194 Grandes Prêmios, e ter tido como melhor temporada a de 1992, quando foi o vice-campeão.

As participações em Le Mans
Até o acidente que o matou nesta quarta-feira em Sachsenring, onde treinava com o Audi R-8 com o qual disputaria a 69ª edição da 24 Horas de Le Mans, que vai acontecer entre os dias 16 e 17 de junho, Michele Alboreto já havia competido 8 vezes na prova de longa duração mais famosa do planeta. A melhor participação de Alboreto na 24 Horas de Le Mans foi na edição de 1997, quando correndo em parceria com Stefan Johansson e Tom Kristenssen levou a equipe Porsche a alcançar sua 16ª vitória na competição.




 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/05 - "Foi uma pena o problema com o câmbio", lamentou Ventura
 21/05 - Dia de festa para os Júnior em Interlagos
 21/05 - IRL: Junqueira receberá prêmio em Indianápolis
 21/05 - Alonso vai continuar na Minardi em 2002
 21/05 - McLaren dará suporte a David Coulthard
 21/05 - Panis diz que não tem problemas com Villeneuve
 21/05 - Revelação do motociclismo pode andar na Jordan
 21/05 - LE MANS: ORECA contrata dois pilotos portugueses
 21/05 - F-3000: Sarrazin vai substituir Filiberti em Mônaco
 21/05 - Cristiano Piquet conquistou o pódio em Homestead
 21/05 - IRL: Giaffone vai correr no lugar de Boesel
 21/05 - Pilotos de outras categorias migram para a Turismo N
 20/05 - IRL: Vocalista do Aerosmith cantará hino nacional
 20/05 - IRL: Boesel tinha outros convites para Indianápolis
 20/05 - IRL: Giaffone pode correr no carro de Boesel
 20/05 - IRL: Mears trocou de carro mas ficou de fora
 20/05 - IRL: Giaffone ficou de fora do grid
 20/05 - IRL: Billy Boat voltou a sentir o drama do "Bump Day"
 20/05 - IRL: Grid de largada para a 500 Milhas de Indianápolis
 20/05 - IRL: Boesel garante vaga em Indianápolis

... 903 904 905 906 907 908 909 910 911 912 913 914 915 916 917 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados