Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/05 - Domenico DErcole vence na Corsa.
 20/05 - Turismo N 2001 - Tudo pronto para a largada!
 20/05 - Marques lidera a classificação da Stock Car Light
 20/05 - Thiago Gonçalves venceu a prova da Stock Car Light
 20/05 - Sepé Vidotto Vence na ESPRON
 20/05 - Formula 200 em Interlagos
 20/05 - Três pilotos terão de pagar multa
 20/05 - Pimenta larga apenas na 12ª posição
 20/05 - Neste domingo, muito mais informações para você
 20/05 - Sábado de vitória brasileira no Canadá
 20/05 - Turismo N 2001 - Quem leva desta vez?
 20/05 - Turismo N 2001 - Benetti / Dardi na pole da categoria B
 19/05 - Turismo N 2001 - Crescendo com o patrocínio
 19/05 - Turismo N 2001 - Mais competitividade !!!
 19/05 - IRL: Boesel foi o mais rápido no último treino em Indianápolis
 19/05 - TC 2000: Hernández larga na pole em San Juan
 19/05 - Ferrari concluiu testes em Fiorano
 19/05 - 8 anos depois ... quase a pole !
 19/05 - Capital paranaense sediará prova histórica
 19/05 - Augusto Farfus Júnior sofre acidente, mas mantém liderança da F-Renault

... 905 906 907 908 909 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados