Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/05 - Domenico DErcole vence na Corsa.
 20/05 - Turismo N 2001 - Tudo pronto para a largada!
 20/05 - Marques lidera a classificação da Stock Car Light
 20/05 - Thiago Gonçalves venceu a prova da Stock Car Light
 20/05 - Sepé Vidotto Vence na ESPRON
 20/05 - Formula 200 em Interlagos
 20/05 - Três pilotos terão de pagar multa
 20/05 - Pimenta larga apenas na 12ª posição
 20/05 - Neste domingo, muito mais informações para você
 20/05 - Sábado de vitória brasileira no Canadá
 20/05 - Turismo N 2001 - Quem leva desta vez?
 20/05 - Turismo N 2001 - Benetti / Dardi na pole da categoria B
 19/05 - Turismo N 2001 - Crescendo com o patrocínio
 19/05 - Turismo N 2001 - Mais competitividade !!!
 19/05 - IRL: Boesel foi o mais rápido no último treino em Indianápolis
 19/05 - TC 2000: Hernández larga na pole em San Juan
 19/05 - Ferrari concluiu testes em Fiorano
 19/05 - 8 anos depois ... quase a pole !
 19/05 - Capital paranaense sediará prova histórica
 19/05 - Augusto Farfus Júnior sofre acidente, mas mantém liderança da F-Renault

... 905 906 907 908 909 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados