Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/05 - Pilotos da Corsa aguardam decisão
 19/05 - Negrão foi o melhor no primeiro treino da Stock Car V-8
 19/05 - Paulista de Automobilismo - Pilotos da Corsa aguardam decisão
 19/05 - DTM: Fassler consegue primeira pole
 19/05 - "Já estava ficando irritado", disse Brack
 19/05 - Demora na vistoria e abastecimento cria problemas em Interlagos
 19/05 - Zanardi diz que poderia ter conseguido o pódio
 19/05 - Mesmo com dificuldades, Gugelmin marcou um ponto
 19/05 - Resultado foi positivo para Scott Dixon
 19/05 - Kanaan conquistou primeiro pódio para Mo Nunn
 19/05 - Santos saiu na frente pela Stock Light
 19/05 - Paulista 2001- Repeteco na Turismo N
 19/05 - Confira o grid da Fórmula Alpie e Interlagos
 19/05 - Interlagos já está em ritmo de classificação
 19/05 - Confira o perfil dos pilotos da Turismo
 19/05 - Reynard x Lola: uma disputa equilibrada
 19/05 - Mais uma vitória da Ford em território japonês
 19/05 - Brack lidera o campeonato; Helinho é o segundo
 19/05 - Brack venceu a primeira na CART
 19/05 - IRL: Criador do HANS ganha prêmio em Indianápolis

... 907 908 909 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 920 921 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados