Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Raikkonen venceu espetacularmente em Suzuka
Domingo, 09 de Outubro de 2005
 
O Grande Prêmio do Japão de 2005 vai entrar para a história como uma das mais disputadas corridas do ?circo? em todos os tempos, e como uma das raras provas em que pilotos saídos das últimas filas do grid asseguraram presença no pódio.

Kimi Raikkonen e Fernando Alonso largaram respectivamente da 17ª e 16ª vagas do grid, e depois de 53 voltas ocuparam o primeiro e terceiro degraus do pódio, com o segundo tendo como ocupante Giancarlo Fisichella, superado pelo finlandês na última volta.

O começo da prova em Suzuka foi marcado pela saída de pista de Takuma Sato e Rubens Barrichello, com o brazuca tendo de ingressar nos boxes para a troca de um pneu furado, e o japonês para substituir o bico de seu bólido.

Na entrada da reta principal, ainda antes do complemento da primeira passagem, Juan Pablo Montoya tentou ultrapassar Jacques Villeneuve, mas acabou escapando da pista e batendo forte contra o muro, forçando a intervenção do Safety Car.

Agitada na oitava volta, a bandeira verde não provocou alterações nas principais posições do pelotão liderado pelo pole position Ralf Schumacher, que tinha a escolta de Fisichella, Jenson Button, David Coulthard e Mark Webber.

Depois de comandar as ações por 13 voltas, Ralf fez sua primeira parada para reabastecimento, permitindo que Giancarlo Fisichella assumisse a liderança pela primeira vez, ficando na frente até sua primeira parada, na 20ª passagem.

Na 25ª, Michael Schumacher liderava, trazendo a seguir Kimi Räikkönen, Fisichella, Ralf, Button, e Mark Webber, que havia superado David Coulthard nos boxes, uma volta antes.

Michael e Kimi pararam para reabastecer no 26º giro, o que permitiu que Fisichella retomasse a liderança de uma corrida que apresentaria um duelo espetacular pelo quarto lugar, que passou a ser de Raikkönen na 30ª volta, quando ultrapassou Schumacher.

O heptacampeão voltaria a ser atacado, desta vez pelo campeão de 2005 Fernando Alonso, que a partir da 32ª volta tentou realizar a ultrapassagem, manobra que só concluída depois de dois giros.

A última parada de Fisichella foi feita na 38ª volta, o que permitiu que Jenson Button assumisse a liderança, seguido de Mark Webber e Raikkönen, que passou a encabeçar o pelotão na 44ª passagem, quando o inglês da BAR e o australiano da Williams pararam para reabastecer.

Ao realizar seu último pit stop, na 45ª volta, Kimi acabou devolvendo a liderança para Giancarlo, que começou a abrir vantagem, dando a impressão de que conquistaria seu segundo triunfo na temporada.

Ledo engano. No início do 53º e último giro, Raikkönen fez uma ultrapassagem espetacular, por fora, na primeira curva após a Reta principal, o que lhe conferiu a sétima e sem sombra de dúvida mais espetacular vitória da temporada.

Além de Fisichella e Alonso, a zona de pontos teve ainda Mark Webber, Jenson Button, David Coulthard Michael e Ralf Schumacher.

Dentre os brasileiros, o melhor foi Felipe Massa, que recebeu a quadriculada na 11ª posição, uma adiante de Rubens Barrichello.

Antonio Pizzonia abandonou a prova já na 9ª volta, após rodar e ficar preso à brita à saída da Curva 9, um erro que pode significar a perda da chance de defender a Williams em 2006.

Use os links abaixo para saber mais sobre a prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/05 - Hakkinen diz que precisa de um milagre
 16/05 - Mosley punirá jogo de equipe
 16/05 - Michelin assume culpa na Áustria
 16/05 - Coulthard foi o mais rápido em Valência
 16/05 - Barrichello diz que corrida na Áustria foi uma das melhores
 16/05 - "Ainda não estou 100%", disse Gugelmin
 16/05 - Newman-Haas fará sua 300ª corrida
 16/05 - Max Wilson não vai correr no Japão
 15/05 - IRL: Salazar terá um bom motivo para andar bem no "Bump Day"
 15/05 - Problema na bomba de combustível tirou Burti da segunda sessão de treinos
 15/05 - Times do "circo" já trabalham em Valência
 15/05 - "Scuderia" já trabalha para o próximo GP
 15/05 - Montezemolo faz mistério sobre aceitação do convite para ser ministro
 15/05 - Tarumã: a mais veloz pista brasileira terá o asfalto mais moderno
 15/05 - Kleinubing corre em busca da liderança do Norte-americano de Turismo
 15/05 - Fórmula 3 Norte-americana: certame vai começar no domingo
 14/05 - Toyota quer estrear com dois Mika no "circo"
 14/05 - Dedo de trapo
 14/05 - Paulista de Kart teve sua 4ª etapa na Aldeia da Serra
 14/05 - Goiano foi o responsável por mais uma movimentação dos placares

... 909 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados