Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Se há crise, ninguém contou para eles
Domingo, 03 de Fevereiro de 2002
 
Se realmente a economia norte-americana teve aprofundada sua crise depois dos ataques terroristas de 11 de setembro do ano passado, ninguém contou isto aos promotores do certame Winston Cup da NASCAR, a Stock Car da Terra de Tio Sam.

A categoria que desperta a paixão de dez entre dez amantes dos esportes motorizados da terra dos Estados Unidos têm programadas para esta temporada nada menos que 39 corridas, quase todas em circuitos ovais.

Exatamente em função da paixão que os torcedores alimentam pela categoria, sempre lotando as arquibancadas, os gênios do Marketing que trabalham em sua gestão conseguem a proeza de ter corridas patrocinadas pela Pepsi, e realizar uma prova de 600 milhas com o apoio da concorrente Coca-Cola.

A colocação de cotas para empresas concorrentes num mesmo segmento de mercado acontece também no ramo de auto peças e veículos. Nas auto-peças a NAPA e a Checker Auto Parts são patrocinadoras de provas, enquanto entre as montadoras existem corridas patrocinadas pela Daimler-Chrysler e pela GM.

Do mix de empresas que despejam seus Dólares nas corridas, há ainda os cigarros Winston (como "Title Sponsor" ), o energético Gatorade, a cerveja Budwiser, e, entre outras, a Goodyear, fornecedora exclusiva de pneus para a categoria.

Milhares de Dólares em prêmios

Seguindo a filosofia norte-americana do "vamos todos ganhar bem" (que infelizmente demorará bastante, se é que um dia surgirá no automobilismo brasileiro), os promotores da NASCAR Winston Cup dividem o bolo arrecadado com os pilotos, as equipes, e até mesmo com os funcionários dos times.

Apenas para que se tenha uma idéia de o quanto é distribuído, vejamos o que aconteceu com os 6 principais colocados na classificação final do certame 2001: Jeff Gordon, o campeão com 5112 pontos, arrecadou em prêmios US$ 6.436 milhões; Tony Stewart, o vice com 4763 pontos engordou sua conta bancária em US$ 3.493.040 milhões, enquanto o 3º colocado da classificação final, Sterling Marlin (que marcou 4741 pontos), embolsou US$ 3.361.660. Somando-se os prêmios pagos a Ricky Rudd, Dale Jarrett e Bobby Labonte, respectivamente ocupantes do 4º ao 6ª lugares do quadro de pontos, o montante atingido foi de nada modestos US$ 26.015.120 milhões.

No montante acima foram considerados apenas os 6 melhores do ano passado. Se considerados os prêmios pagos aos 70 pilotos que participaram das provas da Winston Cup no ano passado, as cifras tomam proporções ainda mais astronômicas.

Temporada começa no próximo final de semana

Os fãs do automobilismo da Terra de Tio Sam vão começar a matar saudades do ronco dos motores de diversas marcas que equipam os carros da NASCAR Winston Cup na próxima semana, quando o Daytona International Speedway recebe o "circo" para o "Budweiser Shootout". No dia 14 de fevereiro, desta vez com o patrocínio do energético Gatorade, acontece a prova de 125 milhas, um evento que define as posições de largada para a "Daytona 500", corrida que acontece uma semana depois. Foi na edição do ano passado da 500 Milhas de Daytona que morreu Dale Earnhardt, um dos astros que a categoria revelou.

Clique aqui para conferir a programação da NASCAR Winton Cup para 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/05 - Hakkinen diz que precisa de um milagre
 16/05 - Mosley punirá jogo de equipe
 16/05 - Michelin assume culpa na Áustria
 16/05 - Coulthard foi o mais rápido em Valência
 16/05 - Barrichello diz que corrida na Áustria foi uma das melhores
 16/05 - "Ainda não estou 100%", disse Gugelmin
 16/05 - Newman-Haas fará sua 300ª corrida
 16/05 - Max Wilson não vai correr no Japão
 15/05 - IRL: Salazar terá um bom motivo para andar bem no "Bump Day"
 15/05 - Problema na bomba de combustível tirou Burti da segunda sessão de treinos
 15/05 - Times do "circo" já trabalham em Valência
 15/05 - "Scuderia" já trabalha para o próximo GP
 15/05 - Montezemolo faz mistério sobre aceitação do convite para ser ministro
 15/05 - Tarumã: a mais veloz pista brasileira terá o asfalto mais moderno
 15/05 - Kleinubing corre em busca da liderança do Norte-americano de Turismo
 15/05 - Fórmula 3 Norte-americana: certame vai começar no domingo
 14/05 - Toyota quer estrear com dois Mika no "circo"
 14/05 - Dedo de trapo
 14/05 - Paulista de Kart teve sua 4ª etapa na Aldeia da Serra
 14/05 - Goiano foi o responsável por mais uma movimentação dos placares

... 909 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados