Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
FIA anunciou um ?pacotão? para conter os custos
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2003
 
A Federação internacional de Automobilismo anunciou nesta quarta-feira um pacote contendo uma série de medidas tanto para tentar resgatar a competitividade quanto, e principalmente, para diminuir os gastos astronômicos das equipes de Fórmula 1.

Das medidas anunciadas, algumas entram em vigor já para o campeonato 2003, que vai começar no próximo dia 9 de março na Austrália, e outras podem ser adotadas ao longo do certame, ou, ainda, no começo do ano que vem.

As medidas que vão valer já para o certame 2003 são:

- A proibição do uso de telemetria, dispositivo que permitia que os técnicos regulassem o carro durante uma corrida, através de radiofreqüência;

- O veto ao uso da comunicação por rádio entre o piloto e os boxes e vice-versa.

- A proibição do uso de carros reserva (limitando cada time a ter um carro para cada piloto);

- A obrigatoriedade de recolher os carros ao parque fechado após a classificatória, depois do que fica proibida a realização de qualquer ajuste, salvo com autorização, e sob a supervisão dos Comissários.

Uma medida que pode ser implementada ainda ao longo deste ano, mas que pode ainda ser adiada para vigorar a partir de 2004 prevê a proibição do uso de dispositivos eletrônicos de controle de largada e de tração.

Em 2004 a FIA quer ir mais longe, prevendo que todos os times usem componentes padronizados, usando ainda sistemas de freios convencionais.

Há ainda a manifestação da intenção de adotar uma única marca de motores para todas as equipes, na linha do que vai acontecer a partir deste ano na Fórmula CART.

As decisões foram comunicadas numa reunião que os chefes de todos os times tiveram com o presidente da Federação Internacional Max Mosley no Aeroporto Heathrow, na Inglaterra.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/05 - Hakkinen diz que precisa de um milagre
 16/05 - Mosley punirá jogo de equipe
 16/05 - Michelin assume culpa na Áustria
 16/05 - Coulthard foi o mais rápido em Valência
 16/05 - Barrichello diz que corrida na Áustria foi uma das melhores
 16/05 - "Ainda não estou 100%", disse Gugelmin
 16/05 - Newman-Haas fará sua 300ª corrida
 16/05 - Max Wilson não vai correr no Japão
 15/05 - IRL: Salazar terá um bom motivo para andar bem no "Bump Day"
 15/05 - Problema na bomba de combustível tirou Burti da segunda sessão de treinos
 15/05 - Times do "circo" já trabalham em Valência
 15/05 - "Scuderia" já trabalha para o próximo GP
 15/05 - Montezemolo faz mistério sobre aceitação do convite para ser ministro
 15/05 - Tarumã: a mais veloz pista brasileira terá o asfalto mais moderno
 15/05 - Kleinubing corre em busca da liderança do Norte-americano de Turismo
 15/05 - Fórmula 3 Norte-americana: certame vai começar no domingo
 14/05 - Toyota quer estrear com dois Mika no "circo"
 14/05 - Dedo de trapo
 14/05 - Paulista de Kart teve sua 4ª etapa na Aldeia da Serra
 14/05 - Goiano foi o responsável por mais uma movimentação dos placares

... 909 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados