Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Construtores alemães de motores nem pensam em ampliar numero de times
Terça-feira, 26 de Junho de 2001
 
As alemãs Mercedes e BMW nem pensam em ampliar o número de times servidos por seus motores, como fazem a italiana Ferrari e a japonesa Honda, que têm unidades produzidas instaladas respectivamente nos carros da suíça Sauber e da francesa Prost, e das britânicas BAR e Jordan.

Constantemente consultadas sobre a possibilidade de fornecerem motores a outras equipes, as duas fábricas alemãs dão sempre um sonoro "Não há interesse", como resposta.

Para a BMW, a política de manter uma só equipe usando seus propulsores é uma maneira de evitar que os esforços para desenvolvimentos das unidades fiquem pulverizados. Mario Thiessen, o diretor de desenvolvimento da fábrica que têm sede em Munique explica: "Meu ponto de vista é de que somente a colaboração com uma única equipe pode resultar num bom pacote motor/carro, e portanto não vejo com bons olhos a possibilidade de servir paralelamente a outra equipe", diz o engenheiro, que emenda: "até porquê estamos muito contentes com a situação que vivemos atualmente", conclui, referindo-se à parceria com o time de Frank Williams, através do qual a montadora já ganhou duas provas com Ralf Schumacher.

A Mercedes-Benz nega a possibilidade de diversificar sua carteira de clientes desde que reingressou na Fórmula 1, em 1995. O diretor esportivo da companhia, Norbert Haug, não nega que pessoalmente é simpático à idéia de ter uma maior participação no mercado, mas ressalta que a Ilmor, empresa britânica contratada para o desenvolvimento dos motores da marca que representa não têm capacidade para produzir unidades suficientes para prover mais de uma equipe.

Norbert Haug cita como positiva a atitude da Ferrari. Ele diz: "Penso que é importante haverem fabricantes fornecendo motores para mais de uma equipe, como faz a Ferrari, que têm seus propulsores do ano passado colocados em dois times. Isto definitivamente ajuda à Fórmula 1. Nós, porém, não estamos em posição de fazer o mesmo", conclui.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/05 - Final de semana movimentou os três placares
 14/05 - Cristiano Piquet venceu mais uma nos Estados Unidos
 14/05 - IRL: Junqueira diz que poderia ter brigado pela pole
 14/05 - IRL: "Darei minha vida para disputar essa corrida", disse Salazar
 14/05 - IRL: Chip Ganassi terá quatro carros em Indianápolis
 14/05 - IRL: Nove pilotos ainda tem chances
 13/05 - F-DODGE: Allmendinger lidera o campeonato
 13/05 - IRL: Resta uma vaga. Confira o grid provisório
 13/05 - IRL: Bruno Junqueira consegue vaga em Indianápolis
 13/05 - F-DODGE: Di Leo vence em Indianapolis; Brasileiros abandonam
 13/05 - Mais uma vitória de Campos na Pick Up
 13/05 - Pick Up Racing: Campos venceu a primeira em Curitiba
 13/05 - IRL: Wattles dá um susto no segundo dia em Indianápolis
 13/05 - F-3: Não fosse a perda da concentração...
 13/05 - F-3 Sul-americana: vitória de Moro em Londrina
 13/05 - Pick Up Racing: acidente na exibição dos carros de Arrancada
 13/05 - Coulthard lembrou de Morgan no pódio
 13/05 - Todt diz que largada foi momento crucial
 13/05 - Barrichello irritado com ordem da Ferrari
 13/05 - F-3000: Ricardo Maurício volta a categoria

... 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 924 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados