Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 12/05 - F-Renault: Mais uma vitória de Santos Jr. no Europeu. Carbone foi o segundo
 12/05 - E viva as quengas italianas
 12/05 - F-3 Sul-americana: Moro dominou o treino em Londrina
 12/05 - F-3000: Wilson venceu mais uma no Internacional
 12/05 - Pick Up: líder da classificação foi o mais rápido no primeiro treino
 12/05 - Ninguém entrou na pista antes dos 19 minutos de treino
 12/05 - Schumacher é o pole position do GP da Áustria
 11/05 - Barrichello perdeu (mais uma) oportunidade de ficar calado
 11/05 - Medeiros: outra vez o mais rápido da Fórmula 3
 11/05 - Bourdais larga na pole position da F-3000. Pizzonia é o melhor brasileiro
 11/05 - "Prá onde vão esses caras?"
 11/05 - Certame da Fiesta vai começar em Londrina
 11/05 - A coisa vai ficar russa para o "circo"
 11/05 - Dia foi marcado por rodadas na Áustria
 11/05 - Europeu de F-Renault: Silverstone vai sediar a 4ª etapa
 11/05 - Pick ups vão movimentar o autódromo em Pinhais
 11/05 - Continua o pesadelo da Benetton
 11/05 - Ninguém teve pressa para deixar os boxes
 11/05 - Domínio da McLaren no treino na Áustria
 10/05 - Palco da prova do domingo é um tabu na carreira de Schumacher

... 912 913 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 924 925 926 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados