Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
Terça-feira, 04 de Março de 2003
 
Caso os madeireiros locais sejam impedidos de cumprir a ameaça de boicote ao Grande Prêmio, a Austrália sediará neste final de semana sua 19ª corrida de Fórmula 1, a oitava na pista armada no interior do Albert Park, em Merlbourne.

A primeira visita da mais badalada categoria do automobilismo mundial à Terra dos Cangurús aconteceu em 1985, quando o finlandês Keke Rosberg ganhou a bordo de Um Williams/Honda.

Em 1986 o triunfo foi francês, alcançado por Alain Prost, que ganhou pilotando um McLaren/Porsche. Em 87 aconteceu o primeiro triunfo de um piloto da Ferrari, quando o austríaco Gerhard Berger chegou na frente.

Alain Prost voltaria a vencer com um carro da McLaren em 1988, desta vez com a máquina empurrada por um motor Honda. Em 89 a vitória foi do belga Thierry Boutsen, com um Williams/Renault, e em 90 e 91 aconteceram triunfos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, correndo respectivamente com modelos Benetton/Ford e McLaren/Honda.

Gerhard Berger voltou a ganhar a prova australiana em 1992, com um McLaren/Honda, enquanto no ano seguinte o nosso Ayrton Senna também venceu com um carro da McLaren, mas empurrado por um motor Ford.

O conjunto Williams/Renault saiu vitorioso nos dois últimos anos em que a prova australiana foi realizada em Adelaide: em 1994 o ganhador foi o britânico Nigel Mansell, e em 95 o topo do pódio foi ocupado por Damon Hill.

Hill venceu a primeira em Merlbourne

Outra vez pilotando um Williams/Renault, o inglês Damon Hill venceu o GP da Austrália de 1996, quando as provas passaram a ter como palcoo circuito de Merlbourne.

Em 1997 e 98 dois triunfos consecutivos para o conjunto McLaren/Mercedes: o escocês David Coulthard levou a melhor em 98, e seu companheiro finlandês Mika Hakkinen foi o ganhador de 1998.

Em 99 a aconteceu o primeiro triunfo de um modelo da Ferrari em Merlbourne, com o irlandês Eddie Irvine, que iniciou a sequencia de sucessos dos carros produzidos em Maranello que o pentacampeão mundial Michael Schumacher tratou de manter, vencendo consecutivamente entre 2000 e 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/05 - F-Renault: Mais uma vitória de Santos Jr. no Europeu. Carbone foi o segundo
 12/05 - E viva as quengas italianas
 12/05 - F-3 Sul-americana: Moro dominou o treino em Londrina
 12/05 - F-3000: Wilson venceu mais uma no Internacional
 12/05 - Pick Up: líder da classificação foi o mais rápido no primeiro treino
 12/05 - Ninguém entrou na pista antes dos 19 minutos de treino
 12/05 - Schumacher é o pole position do GP da Áustria
 11/05 - Barrichello perdeu (mais uma) oportunidade de ficar calado
 11/05 - Medeiros: outra vez o mais rápido da Fórmula 3
 11/05 - Bourdais larga na pole position da F-3000. Pizzonia é o melhor brasileiro
 11/05 - "Prá onde vão esses caras?"
 11/05 - Certame da Fiesta vai começar em Londrina
 11/05 - A coisa vai ficar russa para o "circo"
 11/05 - Dia foi marcado por rodadas na Áustria
 11/05 - Europeu de F-Renault: Silverstone vai sediar a 4ª etapa
 11/05 - Pick ups vão movimentar o autódromo em Pinhais
 11/05 - Continua o pesadelo da Benetton
 11/05 - Ninguém teve pressa para deixar os boxes
 11/05 - Domínio da McLaren no treino na Áustria
 10/05 - Palco da prova do domingo é um tabu na carreira de Schumacher

... 912 913 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 924 925 926 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados