Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/05 - F-3000: brazucas buscam as melhores posições no grid
 10/05 - Cacique da Ferrari recebe convite para ser ministro
 09/05 - Quatro brazucas participaram dos treinos para a "Indy 500"
 09/05 - Petrobras assina contrato com mais uma equipe da Fórmula 1
 09/05 - F-3 Sul-americana arma seu circo em Londrina
 09/05 - Boa notícia: já começaram as negociações para reformas em Tarumã
 09/05 - CART será processada
 09/05 - "Eu confio no Hakkinen", disse Haug
 08/05 - Minardi vai processar Brunner
 08/05 - Final de semana movimentou os três placares
 08/05 - Federação do Maranhão próxima da homologação
 08/05 - Guerra venceu a primeira do ano em Imperatriz
 07/05 - Piquet/Lopes/Torres vencem corrida de longa duração
 07/05 - Toyota contrata Gustav Brunner
 07/05 - Ricci/Zanetti venceram a prova inaugural da BRASCAR
 07/05 - Participe do fórum Speed On Line
 06/05 - Dixon coloca seu nome na história da CART
 06/05 - Christian foi beneficiado pelas bandeiras amarelas
 06/05 - Jourdain desapontado com o resultado
 06/05 - F-Truck: Andrade fez barba, cabelo e bigode em Goiânia

... 913 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 924 925 926 927 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados