Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/05 - "Meu time arriscou e se deu mal", disse Kanaan
 06/05 - WRC: Mäkinen continua líder
 06/05 - Tracy e Da Matta lideram campeonato
 06/05 - Stock Car: Streit e Motta lideram pela Fórmula Chevrolet
 06/05 - Vitória de Scott Dixon em Nazareth
 06/05 - WRC: McRae venceu o Rali da Argentina
 06/05 - Stock Car: Os dez primeiros da F-Chevrolet
 06/05 - F-ATLANTIC: Orsi lidera o campeonato
 06/05 - F-ATLANTIC: Ave venceu em Nazareth; Orsi foi o segundo
 06/05 - Stock Car: Vitória sul-mato-grossense na Fórmula Chevrolet
 06/05 - Stock Car: Serra continua líder da Stock Car V-8
 06/05 - Stock Car: Confira quem pontuou na Stock Car
 06/05 - RENAULT ITALIANA: Carbone vence mais uma em Pergusa
 06/05 - Stock Car: A festa é de "Nonô" em São Paulo
 06/05 - Stock Car: Paranaense lidera a classificação da Light
 06/05 - WRC: Burns reduz diferença; Faltam dois estágios
 06/05 - F3 ALEMÃ: Mücke assumiu a liderança do campeonato
 06/05 - WRC: Burns continua perseguição a McRae
 06/05 - Stock Car: Torção foi o caso mais grave até o momento
 06/05 - DTM: Aiello segura Schneider e vence mais uma

... 914 915 916 917 918 919 920 921 922 923 924 925 926 927 928 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados