Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/05 - F-ATLANTIC: Ave e Orsi dividirão a primeira fila
 05/05 - F-ATLANTIC: Classificatória foi cancelada pela chuva
 05/05 - WRC: Engenheiro da Skoda sofreu ferimentos graves
 05/05 - F3 ALEMÃ: Primeira vitória de Kaffer; João Paulo abandonou
 05/05 - Mark Knopfler apareceu em Nazareth
 05/05 - WRC: Rali da Argentina atrasado por causa de acidente
 05/05 - Brack liderou último treino em Nazareth
 05/05 - WRC: Burns dá o troco no 11º estágio
 05/05 - Stock Car: Ainda não foi desta vez
 05/05 - F3000 EURO: Chuva atrapalhou treinos em Enna-Pergusa
 05/05 - WRC: McRae volta a vencer no décimo estágio
 05/05 - DTM: Aiello consegue primeira pole
 05/05 - Stock Car: Bandeira vermelha em Interlagos
 05/05 - Stock Car: Tempos Stock ainda não caíram
 05/05 - Stock Car: Outros combustíveis serão testados a partir desta semana
 05/05 - Stock Car: Trindade pode voltar em breve às pistas
 05/05 - Stock Car: Domínio carioca na F-Chevrolet
 05/05 - Burns começou bem nesse sábado
 05/05 - Scheckter foi demitido da Jaguar
 05/05 - Stock Car: Confira todos os tempos da Stock Car - 1o treino

... 917 918 919 920 921 922 923 924 925 926 927 928 929 930 931 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados