Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone nem pensa em aposentadoria
Sexta-feira, 08 de Novembro de 2002
 
Falando recentemente ao jornal britânico ?The Guardian?, o inglês Bernie Ecclestone disse que a aposentadoria nem passa por sua cabeça.

O homem-forte da Fórmula 1, de 72 anos, trabalha atualmente mais que há 30 anos, quando começou a explorar o potencial mercadológico daquela que se transformou na mais milionária categoria do automobilismo em todo o planeta.

?Se eu estivesse trabalhando numa linha de produção, não estaria tão ávido por seguir dedicando meu tempo, mas adoro cada minuto, porque não tenho idéia do que vai acontecer no momento seguinte, e não saber o que vai acontecer é simplesmente maravilhoso?, sintetizou o inglês.

Tendo se tornado o mais rico homem de todo o esporte mundial, Ecclestone disse que a continuidade de seu trabalho nada tem a ver com o lado econômico: "Não estaria trabalhando se não gostasse do que faço. Não preciso disso?, ele admitiu.

Segundo Bernie, a continuidade do trabalho o mantém ativo: ?Se você quer morrer logo, você se retira?, brincou, emendando: "No momento que você deixa de fazer coisas, de pensar e trabalhar, o corpo deixa de responder, especialmente para pessoas que sempre trabalharam sob grande pressão por muito tempo?, completou.

Quem é Ecclestone

Nascido na cidade inglesa de St. Peters, em Suffolk, no dia 28 de outubro de 1930, o dirigente máximo da Fórmula 1 tentou participar de duas provas da categoria com um bólido da equipe Connaught equipado com motor Alta. Porém, a tentativa de ser piloto foi frustrada depois dos GPs de Mônaco e da Grã Bretanha de 1958, dos quais sequer conseguiu participar do grid.

Ao assumir a direção da equipe pela qual tentou correr, em 1958, o baixinho Bernard Charles Ecclestone, de 1m60, pegou gosto pela cartolagem, e começou a vislumbrar a possibilidade de transformar a Fórmula 1 no fenômeno que é atualmente.

O trabalho de campo começou em princípios dos anos 70, quando aos poucos, o ?business? em que o ?circo? poderia se transformar foi começando a ter o seu perfil.

Em 1972 Bernie Ecclestone comprou a equipe Brabham, pela qual o brazuca Nelson Piquet faturou os títulos mundiais de 1981 e 1983.

Junto com a administração do time que vendeu em 1988, Ecclestone exercia com mão-de-ferro a função de presidente da Formel One Constructors Association, a FOCA, que comprou os direitos de transmissão das provas.

Na esteira do crescimento dos negócios, surgiram a Formel One Menagement (FOM), e posteriormente a Formel One Administration (FOA) e a SLEC, empresa responsável pela venda dos direitos de transmissões televisivas da qual Ecclestone repassou 75% das ações para o agora quebrado grupo alemão de comunicações ?Kirsch?.

Mas nem pelo fato de ter repassado as ações à ?Kirsch? - que hoje estão nas mãos dos bancos credores-, o homem que recebeu da Federação Internacional de Automobilismo a autorização para explorar comercialmente o ?circo? por 25 anos perdeu poder, sendo ainda o responsável por todas as decisões estratégicas.

Os boatos sobre a sucessão de Bernie na condução dos rumos da Fórmula 1 após a aposentadoria do inglês dão conta de que o primeiro na linha sucessória seja o dono da McLaren Ron Dennis, que declarou recentemente numa entrevista não ser ele a pessoa mais indicada para o cargo.

Porém, a direção dos negócios da categoria de automobilismo mais badalada do planeta deve continuar por algum tempo nas mãos de Ecclestone, que na mesma entrevista ao jornal britânico disse ?Espero ter a cabeça funcionando perfeitamente até o momento de parar. Quero poder tomar essa decisão sozinho, sem que alguém tenha de me dizer ?é hora de deixar de fazer o que está fazendo?, finalizou o inglês.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/05 - Paulista será o único piloto da equipe Iame, fabricante dos motores Parilla
 02/05 - Assuntos urgentes ganham espaço no Speed On Line
 02/05 - Panis foi o melhor nos treinos em Silverstone
 02/05 - Vitória colocou Morfólio na liderança da F-Alpie
 01/05 - Calor marcou o dia de treinos da Ferrari
 01/05 - McLaren terminou na frente o dia em Valência
 01/05 - Zonta foi o mais rápido em Silverstone
 01/05 - Sete anos depois, a reverência a um ídolo
 30/04 - ABP faz nota de esclarecimento sobre a saída da Petrobras
 30/04 - Pneu causou acidente de Alboreto
 30/04 - DTM/Pick up: prova do domingo pode não valer para o certame
 30/04 - Europeu de F-Renault: francês vence "em casa" a 3ª etapa
 30/04 - Turismo N: vídeos levam comissários a reverter penalização
 30/04 - BAR desencantou em Barcelona. Mas Honda evita clima de "já ganhou"
 30/04 - Campeão de 2000 estreou com vitória na Espron
 30/04 - D´Ercole e Carreira faturaram na Corsa
 30/04 - Gontijo levou a melhor na estréia das Pick up
 30/04 - Lamanauskas/Amaral venceram pela Turismo N 2001
 30/04 - Mais uma vez Lamanauskas/Amaral, na Turismo N
 30/04 - Deu Zamana na Speed

... 920 921 922 923 924 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados