Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/04 - TC 2000: pole mais uma vez nas mãos de Gabriel Ponce de León
 29/04 - IRL: Grave acidente marcou a zMAX 500
 29/04 - IRL: Greg Ray dominou corrida em Atlanta
 28/04 - "Alguma coisa deu errada", disse Moreno
 28/04 - Servia precisou de apenas uma volta para largar em terceiro
 28/04 - Gil espera terminar a corrida
 28/04 - "Paulistão": Morfólio e Souza Ramos venceram as provas do sábado
 28/04 - FDODGE: Stewart venceu em Sebring; Júlio Campos foi o terceiro
 28/04 - INDY LIGHTS: Higgins lidera o campeonato após três etapas
 28/04 - Confira os grids para as provas em Interlagos
 28/04 - INDY LIGHTS: Faulkner venceu de ponta a ponta no Texas
 28/04 - Gugelmin fala sobre acidente no Texas
 28/04 - TURISMO RIO: Andreas Mattheis larga na pole em Jacarepaguá
 28/04 - Confira o grid completo da Firestone Firehawk 600
 28/04 - Kenny Brack confirma favoritismo e faz a pole no Texas
 28/04 - Ralf ficou satisfeito com o quinto tempo
 28/04 - Burti estreou com o pé direito na Prost
 28/04 - F3 INGLESA: Só deu Lotterer nos treinos do sábado
 28/04 - NASCAR: Labonte provou que não está "morto"
 28/04 - F3000: Wilson lidera o campeonato; Jaime é o quarto

... 922 923 924 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados