Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/04 - TC 2000: pole mais uma vez nas mãos de Gabriel Ponce de León
 29/04 - IRL: Grave acidente marcou a zMAX 500
 29/04 - IRL: Greg Ray dominou corrida em Atlanta
 28/04 - "Alguma coisa deu errada", disse Moreno
 28/04 - Servia precisou de apenas uma volta para largar em terceiro
 28/04 - Gil espera terminar a corrida
 28/04 - "Paulistão": Morfólio e Souza Ramos venceram as provas do sábado
 28/04 - FDODGE: Stewart venceu em Sebring; Júlio Campos foi o terceiro
 28/04 - INDY LIGHTS: Higgins lidera o campeonato após três etapas
 28/04 - Confira os grids para as provas em Interlagos
 28/04 - INDY LIGHTS: Faulkner venceu de ponta a ponta no Texas
 28/04 - Gugelmin fala sobre acidente no Texas
 28/04 - TURISMO RIO: Andreas Mattheis larga na pole em Jacarepaguá
 28/04 - Confira o grid completo da Firestone Firehawk 600
 28/04 - Kenny Brack confirma favoritismo e faz a pole no Texas
 28/04 - Ralf ficou satisfeito com o quinto tempo
 28/04 - Burti estreou com o pé direito na Prost
 28/04 - F3 INGLESA: Só deu Lotterer nos treinos do sábado
 28/04 - NASCAR: Labonte provou que não está "morto"
 28/04 - F3000: Wilson lidera o campeonato; Jaime é o quarto

... 922 923 924 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados