Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/10 - Os números da Sul-americana
 04/10 - Fábio Fogaça fechou na frente a prova da Júnior em C. Grande
 04/10 - Classificação da Stock Júnior
 04/10 - Resultado da Stock Júnior
 04/10 - Lapenna ganhou, e é o novo líder da Copa Vicar
 04/10 - Os números da Copa Vicar
 04/10 - Resultado da Copa Vicar no MS
 04/10 - Carioca Henrique Lambert é o segundo no Uruguai
 04/10 - Campos voltou a vencer na Pick Up Racing
 04/10 - Resultado da Pick Up Racing em Campo Grande
 04/10 - Classificação da Pick Up Racing
 04/10 - Vitória verde e amarela na penúltima etapa do FIA GT
 04/10 - Resultado completo da prova francesa do FIA GT
 04/10 - Os números do FIA GT
 04/10 - Átila Abreu sobe no pódio e entra na Superfinal
 04/10 - Resultado da V8 no MS
 04/10 - Camilo ganhou a prova da V8 em Campo Grande
 04/10 - Os números da Stock Car V8
 04/10 - Superleague: Antonio Pizzonia é o mais rápido em Monza
 04/10 - Os números do “circo”

... 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados