Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 28/04 - Paul Tracy a 381,146 km/h no Texas
 28/04 - F3000: Dois brazucas pontuaram na sonolenta prova em Barcelona
 28/04 - Pole é a de número 49 na carreira de Michael
 28/04 - Schumacher e Hakkinen largam da primeira fila em Barcelona
 28/04 - Alemão pulverizou sua própria marca
 28/04 - Schumacher começou o sábado com o pé direito
 28/04 - Chuva de água e emoções na semifinal do Sul-Brasileiro
 28/04 - Só dois títulos serão definidos neste sábado
 28/04 - Gugelmin bate forte no Texas mas passa bem
 27/04 - IRL: Segunda pole consecutiva de Ray em Atlanta
 27/04 - INDY LIGHTS: Faulkner e Bell dividem primeira fila no Texas
 27/04 - FDODGE: Peruano larga na pole em Sebring
 27/04 - F3000: Pizzonia lamenta problemas no carro
 27/04 - Kanaan elogia pista e espera bom resultado
 27/04 - Zanardi contente com treino no Texas
 27/04 - Ferrari otimista depois do primeiro treino
 27/04 - Moreno concentrou no acerto para corrida
 27/04 - "Não temos nenhuma posição ainda", afirma ABP
 27/04 - Petrobras rescindirá contrato com a Stock Car, diz assessoria
 27/04 - Kanaan e Brack foram os melhores do dia

... 923 924 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados