Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 28/04 - Paul Tracy a 381,146 km/h no Texas
 28/04 - F3000: Dois brazucas pontuaram na sonolenta prova em Barcelona
 28/04 - Pole é a de número 49 na carreira de Michael
 28/04 - Schumacher e Hakkinen largam da primeira fila em Barcelona
 28/04 - Alemão pulverizou sua própria marca
 28/04 - Schumacher começou o sábado com o pé direito
 28/04 - Chuva de água e emoções na semifinal do Sul-Brasileiro
 28/04 - Só dois títulos serão definidos neste sábado
 28/04 - Gugelmin bate forte no Texas mas passa bem
 27/04 - IRL: Segunda pole consecutiva de Ray em Atlanta
 27/04 - INDY LIGHTS: Faulkner e Bell dividem primeira fila no Texas
 27/04 - FDODGE: Peruano larga na pole em Sebring
 27/04 - F3000: Pizzonia lamenta problemas no carro
 27/04 - Kanaan elogia pista e espera bom resultado
 27/04 - Zanardi contente com treino no Texas
 27/04 - Ferrari otimista depois do primeiro treino
 27/04 - Moreno concentrou no acerto para corrida
 27/04 - "Não temos nenhuma posição ainda", afirma ABP
 27/04 - Petrobras rescindirá contrato com a Stock Car, diz assessoria
 27/04 - Kanaan e Brack foram os melhores do dia

... 923 924 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados