Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vitória brilhante de Tony Kanaan no Texas
Sábado, 12 de Junho de 2004
 
O brasileiro Tony Kanaan conquistou no sábado uma vitória simplesmente brilhante no Texas Motor Speedway, palco da "Bombardier 500", prova válida pela quinta etapa da Fórmula Indy. O piloto da Andretti Green Racing liderou o maior número de voltas, e recebeu a quadriculada à frente de Dario Franchitti.

Após a bandeira verde, Dario Franchitti manteve-se na liderança da prova, e passou a ser seguido de perto por Buddy Rice e Tony Kanaan, que se revezaram no ataque ao piloto escocês, situação mantida até na 23ª volta, quando o brasileiro conseguiu pular para a frente.

Logo em seguida, a Direção de Prova agitou a bandeira amarela pela primeira vez devido a um toque de Darren Manning no carro de outro competidor, o que danificou a suspensão dianteira esquerda do bólido do piloto inglês.

Aproveitando-se da condição, todos os líderes entraram nos boxes para a troca de pneus e reabastecimento. A equipe Andretti Green Racing trabalhou rápido e colocou seus dois pilotos nas primeiras posições, mas na ordem invertida.

Franchitti retomou a liderança, seguido de Kanaan, que na relargada, passou a andar lado a lado com o escocês, briga na qual o soteropolitano levou a melhor, retomando a ponta algumas voltas depois.

No 37º giro, a bandeira amarela foi novamente agitada, dessa vez causada pelo acidente do norte-americano A.J. Foyt IV, que não conseguiu se desviar do carro de Ed Carpenter, destruindo mais um Dallara/Toyota da equipe comandada por seu avô, o lendário A.J. Foyt.

Ao invés de entrar nos boxes para que a Cheever Racing verificasse a gravidade do dano em seu carro, Carpenter permaneceu na pista, mas não por muito tempo, já que quando aconteceu a relargada, o piloto passou reto na Curva 3 em virtude da quebra da suspensão traseira direita atingida giros antes por Foyt IV. Resultado: nova bandeira amarela, e fim de prova para o enteado de Tony George, o Presidente da Indy Racing League.

A corrida prosseguiu normalmente até a 98ª volta, quando os líderes voltaram aos boxes para a troca de pneus e reabastecimento, deixando o japonês Kosuke Matsuura em primeiro, seguido de Darren Manning e Sam Hornish Jr, que adotavam outra estratégia de paradas, daí terem mais combustível para continuar na pista.

As primeiras colocações foram reestabelecidas 13 giros depois, quando aqueles que estavam adotando uma estratégia diferente pararam, e Tony Kanaan voltou para a liderança, seguido por Buddy Rice e Dario Franchitti.

Outra neutralização da disputa por bandeiras amarelas aconteceu na 125ª volta, quando o inglês Mark Taylor, que vinha fazendo sua melhor corrida na categoria andando na quinta colocação, perdeu o controle do carro na saída da Curva 2.

Nenhuma mudança aconteceu nas primeiras posições, mesmo com todos os concorrentes entrando nos boxes para mais uma rodada de trocas de pneus e reabastecimentos.

Assim como tradicionalmente acontece nas corridas em circuito oval, a prova começou a esquentar mesmo quando faltavam 50 passagens para o final, quando quem passou a mostrar as garras foi o norte-americano Sam Hornish Jr, que depois de uma estratégia conservadora, atacou no momento certo, e chegou a ocupar a segunda posição numa manobra que deixou Buddy Rice para trás.

Enquanto Tony Kanaan vinha numa trajetória tranqüila na frente, o vencedor da 500 Milhas de Indianápolis não se deu por vencido, e duelou com Hornish Jr, andando lado a lado por várias voltas consecutivas. O brasileiro Vítor Meira também procurava um espaço nessa briga, mantendo-se sempre no pelotão de frente, e fazendo a melhor volta da prova.

Restando 20 voltas para o final, Rice partiu para cima de Kanaan e, quem se aproximou também foi o inglês Darren Manning, que acabou encostando no carro do norte-americano, quase sendo jogado contra o muro. A direção de prova agitou a bandeira amarela para esfriar os ânimos, o que aconteceu no momento que Tony Kanaan precisava entrar nos boxes para a última troca de pneus e reabastecimento.

No toque entre Manning e Rice, quem levou a pior foi o vencedor da 500 Milhas de Indianápolis que teve o semi-eixo de seu G-Force/Honda quebrado, perdendo a grande chance de conquistar sua segunda vitória na Fórmula Indy.

Na pista, quem apareceu em primeiro foi o inglês Dan Wheldon, que não entrou nos boxes pensando em economizar combustível até o final, tática adotada também por Hélio Castro Neves, que passou a ocupar a segunda posição.

A relargada aconteceu na 187ª das 200 voltas, quando Kanaan pulou para a liderança, trazendo junto com ele o escocês Dario Franchitti. Sem condição de pisar fundo, Wheldon foi ficando para trás até aparecer lento na pista, com o câmbio quebrado. Melhor para o brasileiro, que viu seu maior adversário na briga pela liderança do campeonato abandonar a prova.

A corrida ainda reservava grandes emoções quando Franchitti partiu decidido para cima de Kanaan, mas o piloto brasileiro mostrou que estava num dia inspirado, e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de mínimos 257 milésimos num final que teve a terceira posição surpreendentemente ocupada pelo norte-americano Alex Barron, que havia largado da 22ª e última posição no grid.

Entre os outros brazucas, Vítor Meira recebeu a bandeirada em sexto, enquanto Felipe Giaffone, em sua segunda corrida pela Dreyer & Reinbold Racing, foi o nono. Hélio Castro Neves ficou sem combustível no final, e acabou em 12º.

Confira o resultado final da corrida:

1º) Tony Kanaan (BRA, Andretti Green Racing, D/H), 200 voltas
2º) Dario Franchitti (ESC, Andretti Green Racing, D/H), a 0s257
3º) Alex Barron (EUA, Cheever Racing, D/C), a 1s254
4º) Sam Hornish Jr (EUA, Team Penske, D/T), a 1s312
5º) Adrian Fernandez (MEX, Fernandez Racing, G/H), a 1s388
6º) Vítor Meira (BRA, Rahal-Letterman Racing, G/H), a 1s532
7º) Greg Ray (EUA, Access Motorsports, G/H), a 1s795
8º) Darren Manning (ING, Chip Ganassi Racing, G/T), a 3s585
9º) Felipe Giaffone (BRA, Dreyer & Reinbold Racing, D/C), a 5s302
10º) Tora Takagi (JAP, Mo Nunn Racing, D/T), a 5s437
11º) Al Unser Jr (EUA, Patrick Racing, D/C), a 2 voltas
12º) Hélio Castro Neves (BRA, Team Penske, D/T), a 3 voltas
13º) Dan Wheldon (ING, Andretti Green Racing, D/H), câmbio
14º) Scott Dixon (NZL, Chip Ganassi Racing, G/T), acidente
15º) Buddy Rice (EUA, Rahal-Letterman Racing, G/H), acidente
16º) Kosuke Matsuura (JAP, Super Aguri Fernandez Racing, G/H), câmbio
17º) Mark Taylor (ING, Panther Racing, D/C), acidente
18º) Scott Sharp (EUA, Kelley Racing, D/T), motor
19º) Bryan Herta (EUA, Andretti Green Racing, D/H), prob. mecânico
20º) Tomas Scheckter (AFS, Panther Racing, D/C), prob. mecânico
21º) Ed Carpenter (EUA, Cheever Racing, D/C), acidente
22º) A.J. Foyt IV (EUA, A.J. Foyt Enterprises, D/T), acidente
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 23/04 - Penske continuou preparação para Indy 500
 23/04 - Andretti volta a Indianápolis depois de seis anos
 23/04 - Ganassi pode trocar pilotos para a Indy 500
 23/04 - Luciano Burti não está magoado com Jaguar
 23/04 - Jaguar planeja um novo carro
 23/04 - Coulthard fala sobre o controle de tração
 23/04 - Corrida no Texas entrará para a história da categoria
 23/04 - Fórmula 3 Inglesa realiza treinos coletivos nesta terça-feira
 23/04 - Estreantes treinaram em Nazareth. Junqueira foi o mais rápido
 23/04 - Bia Figueiredo passa bem após susto no SUDAM
 23/04 - Minardi satisfeita com treinos em Mugello
 23/04 - Betim recebeu a segunda etapa da Fórmula Minas
 22/04 - Diniz pode ter mais ações da Prost GP
 22/04 - NASCAR: Jarrett ainda lidera o campeonato
 22/04 - NASCAR: Hamilton venceu a primeira em Talladega
 22/04 - OPEN NISSAN: Montagny lidera o campeonato
 22/04 - OPEN NISSAN: Scheckter foi o destaque da segunda etapa
 22/04 - Controle de tração pode ajudar Jaguar
 22/04 - De La Rosa ansioso para correr em Barcelona
 22/04 - NIPPON: Hattori lidera o campeonato

... 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 938 939

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados