Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone falou sobre as novas regras do ?circo?
Quinta-feira, 04 de Março de 2004
 
Falando à rede britânica ´BBC´, o todo-poderoso presidente da Formel One Administration Bernie Ecclestone disse que as mudanças nas regras para a temporada da Fórmula 1 que começa neste final de semana foram feitas no sentido de corrigir algumas distorções que haviam no regulamento que valeu no ano passado.

?Nós sempre estamos mudando, e tentando melhorar o tempo todo, sempre esperando que quando cometermos erros sejamos homens o bastante para admiti-los e corrigi-los em seguida", falou o britânico.

O novo pacote de regulamentações do ?circo? aboliu os treinos extras que eram realizados às sextas-feiras pela manhã, mas permite que os times piores colocados na classificação tenham um terceiro bólido nos treinos das sextas-feiras, desde que estes sejam conduzidos por pilotos que não tenham disputado mais de seis GPs nos últimos dois anos.

Como para esta primeira disputa da temporada não há outro parâmetro, vão ter direito a mais um carro no traçado as equipes piores colocadas em 2003, que foram a BAR, Sauber, Jaguar, Toyota, Jordan e Minardi.

A maneira de disputa das classificatórias também vai mudar, já que agora os grids serão definidos com duas voltas lançadas, uma em cada sessão de 45 minutos realizadas nas tardes dos sábados.

Na primeira sessão, os tempos servirão como parâmetro para, a partir da ordem inversa, definir a seqüência de entrada dos carros na pista na segunda classificatória, estando estabelecido que o aborto da volta lançada na primeira excluirá o piloto do giro lançado a que teria direito no segundo treino classificatório, depois do qual os carros ? a exemplo do que acontecia em 2003 ? seguem para o Parque fechado, e só saem de lá em direção ao grid.

Para reduzir os custos, o novo regulamento permite o uso de um único motor durante todo o final de semana, sendo que a necessidade de troca de um propulsor fará com que o piloto perca dez colocações no grid, e, caso seja necessário realizar uma segunda instalação, o carro irá para o final da formação para a largada.

Ainda no aspecto técnico, o câmbio automático foi abolido, e agora as mudanças de marcha serão feitas através de alavancas nos carros que não terão mais os dispositivos de controle de largada, mas ainda podem contar com a tração controlada eletronicamente.

Já na parte desportiva, a velocidade nas áreas de boxes subiu de 80 para 100 quilômetros por hora, exceção feita apenas ao GP de Mônaco, onde nenhum carro poderá circular na área de serviços acima dos 60 km/h.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/04 - F-JÚNIOR: Vitória de Duda Azevedo na abertura do campeonato
 22/04 - F3000 EURO: Mais uma vitória brasileira em Vallelunga
 22/04 - DTM: Schneider vence com show de Marcel Fassler
 22/04 - Michael coloca Ralf como sério adversário
 22/04 - Rahal pode deixar a Jaguar
 22/04 - Frank Williams ainda não acredita no título
 22/04 - NIPPON: Vitória espetacular de Hattori em Montegi
 22/04 - RENAULT ITALIANA: Fábio Carbone vence de ponta a ponta
 22/04 - F3 SUDAM: Domínio de Thiago Medeiros em Paraná
 22/04 - F3 ALEMÃ: Situação do campeonato após duas etapas
 22/04 - F3 ALEMÃ: Diefenbacher volta a vencer; João Paulo chega em 5º
 22/04 - 1000 KM: Flávio/Felipe/Ruyter vencem depois de sete horas de corrida
 22/04 - BARBER: Rondet lidera o campeonato após duas provas
 22/04 - BARBER: Nicolas Rondet venceu de ponta a ponta em Phoenix
 22/04 - DTM: Equipe D2 Mercedes domina grid em Hockenheim
 21/04 - F-JÚNIOR: Duda Azevedo confirma favoritismo
 21/04 - F3000 EURO: Massa estréia com pole position
 21/04 - RENAULT ITALIANA: Carbone consegue primeira pole
 21/04 - Sudam Jr: Átila Abreu vence e começa a pensar no título
 21/04 - Sudam C: Jimenez vence a primeira

... 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 938 939

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados