Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 15/04 - Alonso não teve tempo
 15/04 - O dia não era mesmo de Michael
 15/04 - Quatro pessoas foram detidas por venda de ingressos falsos
 14/04 - Confira o grid da Fórmula 1
 14/04 - Barrichello culpa o tráfego pela sexta posição
 14/04 - A oitava pole não veio. Mas nem tudo está perdido, acha Schumacher
 14/04 - "Não esperava largar nessa posição", confessou Ralf
 14/04 - "Me agrada ter o David à frente", disse Hakkinen
 14/04 - "Vou fazer o melhor que puder na prova", prometeu Coulthard
 14/04 - Temperatura subiu no segundo ensaio
 14/04 - F-1: Pista úmida e clima gelado no primeiro treino
 14/04 - Acidente marcou a prova
 14/04 - F-3000: Webber venceu em San Marino
 13/04 - F3000: Webber é o pole. Pizzonia o melhor brasileiro no grid
 13/04 - Ferrari e McLaren na frente: a F-1 pode ter voltado a ser o que era
 13/04 - Bom humor na Williams, apesar dos problemas enfrentados por Montoya
 13/04 - Schumacher foi o melhor da sexta-feira em San Marino
 13/04 - F-3 Inglesa: Júdice corre atrás de mais pontos na rodada em Snetterton
 13/04 - F-3000: Webber foi o melhor na primeira sessão classificatória
 13/04 - Webber é o pole. Pizzonia o melhor brasileiro no grid da F-3000

... 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 938 939

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados