Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria se despede após 14 temporadas
Sábado, 28 de Setembro de 2013
 
A Grand-Am Road Racing, ou simplesmente Grand-Am Series, está oficialmente extinta a partira da prova disputada sábado no Lime Rock Park, já que a partir de 2014 a categoria se fundirá com a American Le Mans Series, passando a disputar o TUDOR United SportsCar Championship, campeonato que será organizado pela International Motor Sports Association (IMSA).

O início da história da Grand-Am remonta o ano de 2000, um após a criação da Grand American Road Racing Association sediada em Daytona Beach, na Flórida (EUA), próximo às sedes da International Speedway Corporation (ISC), do Daytona International Speedway e da NASCAR, que em 2008 adquiriu a Série, passando a realizar conjuntamente as ações de comunicações e marketing, mas não a operacionalização das corridas, que seguiram acontecendo independentemente.

Dos 14 campeonatos disputados, o principal “papa-títulos” é o norte-americano Scott Pruett, que faturou seu primeiro caneco em 2004, formando dupla com o italiano Max Papis, e voltou a ser campeão em 2008, 2010, 2011 e no ano passado (2012), nestas ocasiões em dupla com o mexicano Memo Rojas.

Confira abaixo a relação dos campeões em todas as séries disputadas.

Todos os campeões da
Grand-Am Road Racing - Divisão principal

 Ano

  Piloto (País)  Carro  Equipe

 2013

 Max Angelelli (ITA)/
Jordan Taylor (EUA)
 Corvette DP Wayne Taylor Racing

 2012

 Scott Pruett (EUA)/
Memo Rojas (MEX)
 Riley/BMW Ganassi Racing

 2011

 Scott Pruett (EUA)/
Memo Rojas (MEX)
 Riley/BMW Ganassi Racing

 2010

 Scott Pruett (EUA)/
Memo Rojas (MEX)
 Riley/BMW Ganassi Racing

 2009

 Jon Forgaty (EUA)/
Alex Gurney (EUA)
 Riley/Pontiac Bob Stallings Racing

 2008

 Scott Pruett (EUA)/
Memo Rojas (MEX)
 Riley/Lexus Ganassi Racing

 2007

 Jon Forgaty (EUA)/
Alex Gurney (EUA)
 Riley/Pontiac Bob Stallings Racing

 2006

 Jorg Bergmeister (ALE)  Riley/Ford Krohn Racing

 2005

 Max Angelelli (ITA)/
Wayne Taylor (AFS)
 Riley/Pontiac SunTrust Racing

 2004

 Max Papis (ITA)/
Scott Pruett (EUA)
 Riley/Lexus Ganassi Racing

 2003

 Terry Borcheller (EUA) Doran/Chevrolet Bell Motorsports

 2002

 Didier Theys (BEL)  Dallara/Judd Doran Racing

 2001

 James Weawer (ING)  Riley & Scott/Ford Dyson

 2000

 James Weawer (ING)  Riley & Scott/Judd Dyson
Observação sobre nomenclaturas da divisão principal:
Temporada 2000: SR (Sports Racing)
Temporadas 2001/2002 - SRP (Sports Racing Prototypes)
Temporadas 2003/2013 - DP (Daytona Prototypes)
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/04 - Categoria pode ter classificatória realizada sobre a neve
 11/04 - Salvador também quer Indy em 2002
 08/04 - Stock Car: Streit, Motta e Miranda comandam as tabelas da F-Chevrolet
 08/04 - Stock Car: Stock Car Light: vantagem gaúcha depois da primeira rodada
 08/04 - Stock Car: Stock Car V-8: Serra comanda a classificação
 08/04 - Stock Car: Conill chegou na frente pela Stock Car Light
 08/04 - Stock Car: Streit deu mais um passeio pelo traçado curitibano
 08/04 - Stock Car: Prova da Stock V-8 teve um festival de punições
 08/04 - Stock Car: Serra ganhou a emocionante prova da Stock Car V-8 em Curitiba
 08/04 - Stock Car: Prova da Stock Car V-8 terá 42 voltas
 08/04 - Stock Car: Brunno feliz da vida com o resultado do warm up
 08/04 - Stock Car: Streit é o pole da F-Chevrolet
 08/04 - Stock Car: Provas da Stock Car serão no anel externo
 07/04 - Stock Car: Vitória carioca na abertura do certame da F-Chevrolet
 07/04 - Stock Car: Serra sai na frente pela Stock Car V-8
 07/04 - Stock Car: Paranaense estréia com pole na Stock Car Light
 07/04 - Stock Car: Batida encerrou mais cedo o último treino da Stock Car V-8
 07/04 - Stock Car: Batida encerrou mais cedo o último treino da Stock Car V-8
 07/04 - Stock Car: Com os V-8, os tempos da Stock Car já caíram bastante
 04/04 - Stock Car: Novos motores: mais uma estratégia ousada dos dirigentes

... 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 938 939

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados