Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
?O HANS não atrapalha nada?, conta Kleinubing
Domingo, 23 de Fevereiro de 2003
 
O gaúcho Pierre Kleinubing, que em 1997 mudou-se para os Estados Unidos, onde passou a disputar o certame de Turismo ? no qual foi campeão no próprio ano de estréia, consecutivamente em 2000 e 2001, e ficou com o vice-campeonato em 1998, 99 e 2002 ? contou que o uso do HANS não incomoda em nada.

?Sinceramente o uso não atrapalha em nada. Desde que não seja necessário virar muito o pescoço, usar o HANS não prejudica a mobilidade?, disse o piloto, que passou a ter de usar o dispositivo que é uma abreviatura de ?Head And Neck Support? no início do ano passado, a partir de quando a adoção do suporte de cabeça e pescoço foi determinada pelo regulamento do certame do qual vai participar novamente nesse ano.

O piloto natural da cidade de Erechim vem realizando treinos para estrear seu novo modelo Honda no campeonato deste ano. Entre a temporada de estréia e a do ano passado ? quando perdeu o título para o dono da RealTime Racing, equipe onde está desde a mudança para os EUA -, Pierre competiu com o mesmo modelo Accura SX.

Dispositivo pode ser importado diretamente

Por ser um produto enquadrado no valor máximo para importação por pessoas físicas, o sistema de proteção ?HANS? pode ser comprado normalmente através do site da empresa produtora, e chegar até as mãos de quem o adquiriu por correio ou empresa de encomendas urgentes.

Dependendo exclusivamente do peso do equipamento ? obviamente os mais leves custam mais caro -, o valor do HANS varia de 975 a 2 mil Dolares, o que enquadra o produto abaixo do patamar máximo de 3 mil Dólares previsto pela Receita Federal para a importação direta.

O site para maiores informações sobre o dispositivo que pode literalmente salvar o pescoço de um piloto é o www.hansdevice.com, onde o produto pode também ser encomendado para pagamento através de Cartão de Crédito Internacional.

Em função da parte burocrática, e aconselhável contratar um Despachante Aduaneiro para a agilização do processo de importação.

Dino Altmann, o médico oficial do Campeonato Brasileiro da Stock Car, e que atua também como coordenador médico da Fórmula 1 quando a categoria vem ao Brasil ? e onde aliás o HANS será obrigatório a partir desse ano -, está plenamente convencido de que o dispositivo é eficaz.

Sua convicção foi expressa numa matéria publicada pelo Speed On Line no útimo dia 4 de fevereiro.

Dentro do Campeonato Brasileiro da Stock Car, onde o uso do HANS é facultativo, Ingo Hoffmann e Fernando Parra já usam o dispositivo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/04 - Stock Car: Petrobras vai patrocinar um certame especial
 04/04 - Stock Car: Divisão "Light" e a Fórmula Chevrolet continuarão a emocionar o
 02/04 - Sertões: Categoria Expedition é opção de turismo aventura nas férias
 24/02 - NASCAR: Jeff Gordon larga na frente em Rockingham
 11/02 - WRC: Rovanpera venceu o Rali da Suécia
 10/02 - Phillip Morris pode deixar a F1 em 2002
 27/08 - Irmãos venceram a batalha pela "4"
 27/08 - Menezes/Lara/Homem de Mello chegaram na frente pela categoria 2
 27/08 - Escuridão e chuva forte anteciparam o final da disputa
 26/08 - Pacheco/Andrade saem na frente em Interlagos

... 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 938 939

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados