Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/10 - Bragantini Jr foi o melhor pela Copa Vicar
 02/10 - Repetida a ordem no segundo treino da Pick Up em C. Grande
 02/10 - Henrique Lambert repete 1º lugar no segundo treino livre no Uruguai
 02/10 - Átila Abreu começa bem em Campo Grande
 02/10 - Rodrigo Sperafico foi o 1 no “1-2” paranaense pela Copa Vicar
 02/10 - “De virada” Boesel fechou o dia na frente pela Júnior
 02/10 - Soares cravou a melhor marca na Pick Up Racing
 02/10 - Carioca Henrique Lambert lidera primeiro treino livre no Uruguai
 02/10 - Superleague: Pizzonia aprova início de trabalho com o Corinthians em Monza
 02/10 - Liderança de Fogaça no primeiro treino da Júnior
 01/10 - Superleague: Antonio Pizzonia quer levar Corinthians à vitória em Monza
 01/10 - Átila Abreu vê cenário novo para todos em Campo Grande
 01/10 - Cem pilotos na sétima etapa da Copa São Paulo Light
 01/10 - Paulista Light: Resultado da Mirim
 01/10 - Paulista Light: Resultado da Cadete
 01/10 - Paulista Light: Resultado da Júnior Menor
 01/10 - Paulista Light: Resultado da Junior
 01/10 - Paulista Light: Resultado da Master "A" e "B"
 01/10 - Paulista Light: Resultado da Super Senior
 01/10 - Paulista Light: Resultado da Sprinter "A"

... 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados