Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/10 - Paulista Light: Resultado da Sprinter "B"
 01/10 - Classificados para o GP RBC de Kart
 30/09 - Henrique Lambert encara maior desafio da carreira no Uruguai
 29/09 - Antonio Pizzonia não vai correr em Campo Grande
 29/09 - Dakar: Reinaldo Varela quer vencer principal rali do mundo
 29/09 - Átila Abreu quer entrar na Superfinal entre os três primeiros
 28/09 - GT3: Derani/Ricci e Longo/Serra venceram no Rio
 28/09 - GT3: Resultados das provas em Jacarepaguá
 28/09 - Os números do Brasileiro de GT3
 28/09 - Vitória no RJ colocou Posses no topo da tabela do Trofeo Maserati
 28/09 - Confira o resultado do Trofeo Maserati no RJ
 28/09 - Classificação do Trofeo Maserati
 28/09 - Henrique Lambert participa do lançamento oficial da etapa no Uruguai
 28/09 - Mitsubishi Cup: Varela/Macedo vencem etapa no Paraná
 27/09 - Resultado completo da corrida no Rio
 27/09 - Vitte venceu de ponta a ponta a corrida em Jacarepaguá
 27/09 - Hamilton ganhou o GP de Cingapura
 27/09 - Resultado completo do GP de Cingapura
 27/09 - Os números do “circo”
 26/09 - Dobradinha dos Peugeot na encurtada Petit Le Mans

... 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados