Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2002
 
Bastou um dia para que o brasileiro Mario Haberfeld admita a possibilidade de se transferir para o automobilismo norte-americano. Mesmo sem conhecer o circuito de Firebird, um sinuoso traçado no Arizona, o piloto de São Paulo pôde comparar o Reynard-Toyota com o Lola-Zytek que usou na última edição do Campeonato Internacional de Fórmula 3000. E não esconde sua preferência pelo carro da equipe Walker, pela qual o atual bicampeão Gil de Ferran correu até se transferir para a Penske, onde venceu os dois últimos campeonatos da categoria.

?Dei mais de 120 voltas e já tenho uma idéia clara das diferenças entre os dois tipos de carro. Sem contar a diferença de potência, já que o motor Toyota tem praticamente o dobro do Zytek da F-3000, o câmbio e os freios são muito mais eficientes. Em compensação, o desgaste dos pneus é muito maior, mesmo sendo feitos com compostos bem mais duros. Foi apenas o meu primeiro teste e achei que foi muito positivo. Os engenheiros me pediram para verificar as regulagens dos amortecedores e o funcionamento de umas asas novas, acertos diferentes de suspensões e principalmente algumas mudanças feitas na carroceria para melhorar a refrigeração para a corrida do México, que deve ser debaixo de um calor brutal, igual ao que estava fazendo aqui", relatou Haberfeld.

Além do escocês Derrick Walker, estava presente o engenheiro Steve Newey, ambos com passagens pela Fórmula 1. Walker trabalhou na Brabham no início dos anos 70 e Newey na Arrows no final dos anos 80. Walker, que também já teve Christian Fittipaldi em sua equipe, comparou Haberfeld a de Ferran: "Os dois têm o mesmo estilo suave de pilotar". Para Newey, o que mais chamou atenção foi o detalhamento e a qualidade das informações: "Ele acusou todas as mudanças que fizemos e ainda sugeriu algumas que já estavam nos nossos planos. Pelo que vi neste primeiro contato, Mario já está pronto para passar para os carros de alta potência", comentou.

O piloto brasileiro também ficou muito satisfeito. "Gostei muito e já estou pensando em correr na F-Mundial no ano que vem com essa mesma equipe. Todos aqui são muito experientes e tudo que os engenheiros quiseram experimentar deu certo. Ainda tenho um dia de teste e vou tentar melhorar meus tempos. O Tora Takagi virou 47s1 aqui em março, eu fiz 49 duro. O Derrick e o Steve disseram que a diferença foi porque usei um motor mais fraco, os pneus eram bem mais duros e o dia estava muito mais quente. Pela telemetria, o Tora só foi mais rápido que eu em uma curva. A grande diferença foi na reta, onde a menor potência me fez tomar um tempão", finalizou Haberfeld.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 01/10 - Paulista Light: Resultado da Sprinter "B"
 01/10 - Classificados para o GP RBC de Kart
 30/09 - Henrique Lambert encara maior desafio da carreira no Uruguai
 29/09 - Antonio Pizzonia não vai correr em Campo Grande
 29/09 - Dakar: Reinaldo Varela quer vencer principal rali do mundo
 29/09 - Átila Abreu quer entrar na Superfinal entre os três primeiros
 28/09 - GT3: Derani/Ricci e Longo/Serra venceram no Rio
 28/09 - GT3: Resultados das provas em Jacarepaguá
 28/09 - Os números do Brasileiro de GT3
 28/09 - Vitória no RJ colocou Posses no topo da tabela do Trofeo Maserati
 28/09 - Confira o resultado do Trofeo Maserati no RJ
 28/09 - Classificação do Trofeo Maserati
 28/09 - Henrique Lambert participa do lançamento oficial da etapa no Uruguai
 28/09 - Mitsubishi Cup: Varela/Macedo vencem etapa no Paraná
 27/09 - Resultado completo da corrida no Rio
 27/09 - Vitte venceu de ponta a ponta a corrida em Jacarepaguá
 27/09 - Hamilton ganhou o GP de Cingapura
 27/09 - Resultado completo do GP de Cingapura
 27/09 - Os números do “circo”
 26/09 - Dobradinha dos Peugeot na encurtada Petit Le Mans

... 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados