Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/09 - Petit Le Mans: Resultado da "LMGT2"
 26/09 - Petit Le Mans: Resultado da "LMP2"
 26/09 - Petit Le Mans: Resultado da "LMP1"
 26/09 - Resultado completo da Petit Le Mans
 25/09 - Dobradinha da Peugeot no grid da ALMS
 25/09 - Veja como será formado o grid da "Petit Le Mans"
 25/09 - Queirolo foi o melhor do “Trofeo” no Rio
 25/09 - Os tempos do Trofeo Maserati
 25/09 - GT3: As marcas da segunda sessão em Jacarepaguá
 25/09 - GT3: Tempos do primeiro treino no Rio
 25/09 - "Lambo" de Garfinkel e Serra domina treinos da GT3 no Rio
 25/09 - Mitsubishi Cup: Reinaldo Varela quer vencer etapa inédita no Paraná
 23/09 - Ricciardo venceu mais uma, e Chilton ganhou a última da Britânica
 23/09 - Britânica: Números finais da temporada
 23/09 - Resultados da última rodada da Britânica
 23/09 - Antonio Pizzonia teve semana agitada no Rio e em São Paulo
 22/09 - Os números da Fórmula 2
 22/09 - Resultados da F-2 em Imola
 22/09 - Soucek antecipou a festa do título na F-2
 21/09 - Hülkenberg e Filippi venceram na última rodada da temporada

... 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados