Tendo sediado Grandes Prêmios antes mesmo da criação da Fórmula 1 ? como você conferiu numa matéria publicada na terça-feira -, e aberto seus portões para abrigar a última etapa do certame do ?circo? em 1950, o ?ano 1? da categoria ? como você conferiu em outra matéria
A prova, antepenúltima corrida da temporada 2003, deve apresentar emoções desde a classificatória, já que nada menos que três pilotos, o alemão Michael Schumacher, o colombiano Juan Pablo Montoya e o finlandês Kimi Raikkonen, chegam ao traçado bastante embolados no quadro de classificação, coisa que não acontece há muito na categoria.
Num passeio pelos dados das provas da Fórmula 1 que já foram disputadas no palco da corrida do domingo, é possível verificar que nas sessões de classificação ninguém conseguiu ser tão eficiente em tantas ocasiões quanto o brazuca Ayrton Senna e o argentino Juan Manuel Fangio, que lideram o ranking de pole positions, tendo saído nesta posição em cinco ocasiões cada um.
Ainda no quesito poles, há um detalhe curioso: dois dos três atuais duelistas pelo título já saíram na frente em duas provas: Michael Schumacher em 1998 e 2000, e Juan Pablo Montoya em 2001 e 2002.
No item Melhores voltas ? onde Michael contabiliza uma, contra zero de Juan Pablo ? a liderança do ranking é dividida entre Jim Clark, Phil Hill, Clay Regazzoni, e Mika Hakkinen, cada um tendo fechado três melhores passagens.
Mas é afinal o quesito vitórias o principal em qualquer corrida, e neste um dos líderes é o próprio Michael Schumacher, que já ganhou três vezes, dividindo o topo do ranking com Alain Prost, Nelson Piquet, Juan Manuel Fangio, Ronnie Peterson e Stirling Moss.
Mas, afinal, como foram formados os pódios de cada uma das 52 corridas do ?circo? já realizadas em Monza?. Quais foram as médias horárias, tempos de pole positions e voltas mais rápidas registradas a cada prova?.
É para conferir estes dados que o Speed On Line colocou no ar para você uma tabela com os dados de cada uma das provas no famoso traçado da Terra da Bota.
Clique aqui, e fique por dentro. |