Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Motores vão trabalhar ?cheios? neste final de semana
 
Além de contar com a maior reta dentre todos os circuitos brasileiros, com 1.103 metros de extensão, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, tem outra característica que vai fazer com que especialmente os motores V8 da divisão principal da Stock Car trabalhem melhor: está situado ao nível do mar.

Nessas condições, a pressão atmosférica é maior, assim como a presença de oxigênio, o que traz um ?enriquecimento? da mistura ar/combustível, propiciando uma queima melhor nas câmaras de combustão dos motores.

Em outras palavras, num traçado situado ao nível do mar ? quase o mesmo que se apresenta na cidade de Eusébio, no Ceará, onde está situado o Autódromo Internacional Virgílio Távora, no qual a Stock Car correu apenas uma vez em sua história, o motor recebe ?mais facilmente? o comburente oxigênio, propiciando uma queima mais homogênea da mistura ar/combustível, o que facilita o aproveitamento integral de seus 450 cavalos.

Quanto mais altitude, pior

Parece óbvio que quanto mais distante do nível do mar estiver um determinado circuito, mais ?pobre? será a mistura ar/combustível, e, em conseqüência, menor será o rendimento dos propulsores.

Dentre as pistas espalhadas pelo país afora, não há praticamente diferença de altitudes entre as de São Paulo, Cascavel, no Paraná, e Goiânia, que estão situadas respectivamente a 760, 781 e 749 metros de altitude.

Campo Grande ? onde aconteceu a última prova disputada até aqui ? está situada a 532, quase a mesma altitude de Londrina, cidade do Norte do Paraná que está a 576 metros do nível do mar.

Em solo gaúcho, o melhor autódromo no que diz respeito ao rendimento dos motores é o de Tarumã, que está 111, bem abaixo do de Guaporé, onde a altitude é de 475 metros.

O Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, que está a mais ou menos 934, e especialmente o autódromo de Brasília ?sede da corrida depois do Rio -, que está 1.161 metros acima do nível do mar, são os circuitos com altitude maior, portanto, com um rendimento menor dos motores.
Luiz Rodrigues

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados