Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
?12 Horas? marcou a volta das provas de Endurance ao Rio
 
Depois de ter sediado a terceira edição da ?Mil Quilômetros da Guanabara?, o Autódromo de Jacarepaguá foi fechado para reformas, ficando interditado até o ano de 1977.

Acontece que, ao ser reaberta, a pista pegou o período em que, em razão da crise mundial do Petróleo, as corridas de longa duração eram proibidas no país, o que colocou o traçado da Zona Oeste da capital carioca em compasso de espera para ser outra vez sede de uma competição de duração maior.

A situação começou a mudar em 1983, quando a criação do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos recolocou o Rio no calendário das provas longas, numa reestréia em grande estilo: com a disputa da primeira edição da ?12 Horas do Rio de Janeiro?.

A corrida, disputada no dia 10 de julho de 1983, teve o grid formado por 24 carros, e acabou tendo as 275 voltas pelos então 5,031 metros do traçado pelo trio Toninho da Matta/Jorge de Freitas/Giuseppe Marinelli, que competiu com um Fiat 147.

Os mineiros ? a exemplo de Da Matta e Marinelli - José Junqueira/Vinícius Pimentel/Cláudio Bandeira fecharam a segunda colocação pilotando o mesmo modelo de carro da Fiat, enquanto a terceira posição foi fechada pelo Voyage dos paulistas Alfredo Guaraná Menezes/Walter Travaglini, que completaram 273 voltas.
Também com um Fiat 147, o trio gaúcho Paulo Hoerlle/Antônio Fornari/Carlos Petry fechou o quarto lugar, seguidos do GM Chevette da dupla paranaense Gastão Weigert/Saul Caus.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados