Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Primeira ?500 Kilometros? aconteceu em 1964
 
Agora que você já viajou conosco através da história de outras corridas de Endurance disputadas no Rio de Janeiro ? das quais você pode conferir os resultados usando este link -, vamos tratar das cinco edições já disputadas da ?500 Kilometros do Rio de Janeiro?, corridas que levaram o mesmo nome daquela que será disputada no próximo final de semana, com validade pela 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, que vive seu segundo ano em 2003.

A viagem pela história das ?500 Km? começa pela prova que foi disputada no dia 18 de outubro do historicamente complicado ano de 1964, quando Wilson Fittipaldi Júnior festejou o triunfo competindo com o Alpine A 110, um modelo que estreava nas competições brasileiras.

A vitória de Wilsinho nas 116 voltas totais da prova ? que terminou após 4h16minin46s5 -, foi facilitada pela ausência da equipe Simca, que havia trazido para o país os potentes Abarth Simca que estrearam vencendo a "3 horas" e os 500 Km de Interlagos.

O segundo lugar foi fechado por José Carlos Pace e Vittorio Andreatta, com um Willys Interlagos de fábrica, enquanto o terceiro posto na quadriculada ficou para DKW Malzoni II do modelo antigo pilotado por Marinho César de Camargo Filho e Eduardo Scuracchio.

O destaque negativo desta prova onde Francisco Lameirão/José Carlos Pace fecharam o quarto lugar com um Willys Interlagos, e na qual Marivaldo Fernandes/José Carlos "Cacaio" Matos ficaram com o quinto lugar a bordo de um Karmann Ghia Porsche, ficou por conta da morte de dois torcedores, que foram atropelados pelo mesmo carro que já havia deixado ferido um policial.

A confusão começou quando o Alfa Romeo Giulia TIS da equipe Jolly Gancia pilotado pelo carioca Mário Olivetti derrapou na ?Curva da Barra?, e acabou atropelando um policial.

Quando o piloto de Petrópolis entrou nos boxes para reabastecer, o Alfa foi cercado por policiais, e a confusão foi muita, do que Augusto Lamego, o proprietário do carro, se aproveitou para assumir o volante e voltar à pista.

Cinco passagens depois de recolocar o Giulia TIS de volta à pista, Lamego acabou atropelando alguns torcedores, provocando a morte instantânea de dois deles.

O curioso é que Augusto nem era piloto, e tampouco estava inscrito para a corrida, mas alguns dias mais tarde surgiu com uma cédula de condutor e uma ficha de inscrição na prova.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados