Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Regularidade e sorte valeram a vitória a Fittipaldi e seus companheiros
 
A regularidade na condução do Pontiac/Doran e uma boa dose de sorte foram os ingredientes que o brasileiro Christian Fittipaldi e seus companheiros norte-americanos Forest Barber, Terry Borcheller e Andy Pilgrim precisaram para cruzar na frente a linha de chegada da 42ª edição da ?24 Horas de Daytona?, disputa que chegou a ficar interrompida por mais de três horas em razão das chuvas torrenciais que caíram sobre o estado da Flórida.

No início da competição, o Pontiac/Doran do time pertencente a Barber rendeu muito bem, tanto que praticamente não perdeu a liderança durante as três primeiras horas, e voltou a estar no comando das ações em algumas oportunidades depois disso.

Na sexta hora o Chevrolet/Crawford número 2 de Andy Wallace/Tony Stewart/Dale Earnhardt Jr passou a comandar as ações, sempre seguido de perto pelo Pontiac/Doran de Fittipaldi e companhia.

Quando a metade do total de horas programadas para a disputa foi atingido, surgiram dois problemas, um mais genérico ? a chuva forte ? e outro mais específico para o time de Forest Barber, que começou a preocupar-se com a possibilidade de superaquecimento do carro.

Se por um lado o aguaceiro causou transtornos para os pilotos, uma vez que os cansou bem mais em função da necessidade de atenção redobrada, por outros os norte-americanos e o brazuca do carro 54 foram beneficiados pela chuva, já que com o ritmo bem mais lento, as possibilidades de superaquecimento do propulsor ficavam mais remotas.

Na hora 19, com a determinação da Direção de Prova de suspensão das disputas, surgiu aquilo que acabou sendo um alívio tanto para fittipaldi e seus companheiros quanto para muitos outros times, já que os propulsores ganharam um tempo extra para ?respirarem?.

Na parte final da disputa, Christian, Forest, Terry e Andy passaram a torcer pela conclusão da prova, que em função de um motor cada vez mais aquecido parecia uma possibilidade cada vez mais remota.

Faltando 20 minutos para a quadriculada, a sorte sorriu para o quarteto do Pontiac/Doran número 54, que viu o Chevrolet/Crawford de Andy Wallace/Tony Stewart/Dale Earnhardt Jr primeiro ter de ingressar nos boxes também em razão de superaquecimento do motor, e mais tarde, ficar pelo caminho ao perder uma das rodas traseiras em plena reta dos boxes.

Foi assim que Fittipaldi pode festejar a segunda vitória brasileira numa corrida em Daytona, onde Raul Boesel já havia estado no topo do pódio, em 1988.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados