|
Adendo previa as novidades que valeram em Brasília |
Segunda-feira, 26 de Abril de 2004 |
|
O Adendo número 001/2004, que o site da CBA exibia desde o mês de fevereiro, previa as novidades no regulamento do Campeonato Brasileiro de Endurance que fizeram a estréia neste final de semana, na ?1000 Kilometros de Brasília?, a primeira das cinco corridas previstas pelo calendário.
As principais novidades em relação à regulamentação do ano passado dizem respeito à criação da categoria ?IB?, destinada aos carros de GT, e à inclusão dos carros de Turismo equipados com Turbo na categoria ?II?.
Abaixo você confere a íntegra do adendo, que pode ser conferido diretório ?Turismo? do site da Confederação Brasileira de Automobilismo (www.cba.org.br).
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO
CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL
CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURANCE
REGULAMENTO DESPORTIVO E TÉCNICO ? 2004
NORMAS TÉCNICAS
ADENDO 001
INFORMAÇÕES SOBRE AS CATEGORIAS (ALTERAR)
ARTIGO 13 - Serão aceitos no Campeonato Brasileiro de Endurance todos os veículos que se enquadrarem no presente regulamento técnico, sendo que este será basicamente da categoria ?Força Livre?. Nas categorias Gran Turismo e Sport Protótipo, ficam baseados no ALMS ? América Le Mans Séries e FIA World Endurance Championship.
CATEGORIA I ? ?A?
? SPORT PROTÓTIPO FIA ? ATÉ 2000 CC
? VEÍCULOS CATEGORIA - E 1 FIA
? SPORT PROTÓTIPO NACIONAL ? ACIMA 2001 CC
? SPORT PROTÓTIPO NACIONAL ? ATÉ 2000 CC EQUIPADOS COM TURBO COMPRESSOR
CATEGORIA I ? ?B?
? GT / NGT - FIA
VEÍCULOS DE TURISMO ? ACIMA DE 2000 CC EQUIPADOS COM TURBO COMPRESSOR
CATEGORIA II
? TURISMO ESPECIAL FORÇA LIVRE ? ACIMA DE 2001 CC
? PICK-UPS DE COMPETIÇÃO ? ACIMA DE 2001 CC
VEÍCULOS DE TURISMO ATÉ 2000CC EQUIPADOS COM TURBO COMPRESSOR
CATEGORIA III
? SPORT PROTÓTIPO NACIONAL - ATÉ 2000 CC
? GRAN TURISMO - ATÉ 2000 CC
CATEGORIA IV
? VEÍCULOS DE TURISMO FORÇA LIVRE ATÉ 2000 CC
? PICK UP DE COMPETIÇÃO ? ATÉ 2000 CC
.
OBSERVAÇÃO: (Nova Redação)
É proibida a participação de veículos com rodas expostas. Ex. monopostos e tubulares do tipo auto cross.
TANQUES DE COMBUSTÍVEL E REPAROS DURANTE A PROVA
ARTIGO 16 ? Combustível: (ALTERAR)
A aquisição do combustível será de responsabilidade das equipes, permitido, álcool e gasolina com livre octanagem. Cabe a cada equipe, manter dentro dos boxes a quantidade máxima de 120 (cento e vinte) litros de combustível para abastecimento, mais a capacidade permitida de combustível na torre de abastecimento. Para que o transporte de combustível dentro da área dos boxes tenha o mínimo risco de derramamentos e incêndios, cada piloto e chefe de equipe deverá providenciar um carrinho manual para facilitar o transporte do combustível.
16.1 (ALTERAR)
Capacidade máxima dos tanques de combustível:
- Veículos de turismo e protótipos com motores até 2000cc - 80 (oitenta) litros.
- Protótipos nacionais com motores acima de 2001cc - 80 (oitenta) litros.
- Veículos, com motores acima de 2001 cc - 100 (cem) litros.
- Categoria E 1 FIA - 100 (cem) litros.
17.1 - RESERVATÓRIO DE ABASTECIMENTO: O reservatório deverá possuir as seguintes características:
A) ? (ALTERAR) A capacidade máxima de combustível armazenado na torre para o reabastecimento deve ser de 100 (cem litros).
Rio de Janeiro, 14 de abril de 2004.
Conselho Técnico Desportivo Nacional
Nestor Valduga
Presidente
Confederação Brasileira de Automobilismo
Paulo Enéas Scaglione
Presidente
Confira também:
Confira a galeria de imagens
Confira as fotos da ?1000 Kilometros de Brasília?
Saiba quem são os líderes no Brasileiro de Endurance
Veja o resultado completo da categoria "IV"
Veja o resultado completo da categoria "III"
Veja o resultado completo da categoria "II"
Veja o resultado da categoria "IB"
Veja o resultado completo da categoria "I"
O Audi pulverizou recordes no DF
Veja o resultado completo da "1000 Kilometros"
Campineiros usaram ?um outro alemão? no passeio por Brasília
Marea venceu antes da aposentadoria
Dantas/Rodrigues venceram pela ?IV?
Marote/Clemente foram os melhores da ?III?
Confira a classificação extra-oficial da corrida brasiliense
Terminou em Brasília
Confira a parcial da 137ª volta
Mais dois incêndios na prova em Brasília
O Audi continua ignorando os adversários
Mais problemas para o #2. O #9 já tem 13 voltas de vantagem
O #9 passeia. O #2 voa baixo
De volta à pista, o #2 está na 8ª posição
Junta do cabeçote mandou o #15 para os boxes
Dobrou a vantagem do Audi
Confira a parcial da 50ª volta
O Audi já tem quatro voltas de vantagem em Brasília
Um incêndio, e um carro nos boxes no DF
Largada em Brasília aconteceu às 15h15
O caos impera em Brasília
Últimas classificatórias não mudaram o grid no DF
Confira mais uma atualização da Lista de Inscritos na "1000 Km"
Novo canal mostrará ao vivo a "1000 Kilometros"
O #9 na frente. Grid para a ?1000 Kilometros? está praticamente definido
É bonita a briga pela pole em Brasília
Brasília, urgente: o #9 liderou a primeira classificatória
Apresentado o novo carro da FIAT para o Endurance
Veja a atualização da lista de inscritos na "1000 Km"
Novo protótipo estréia neste sábado
O acelerador travou. Mas tudo não passou de um susto
Equipe SV Labs está fora da prova brasiliense
Confira o resultado do treino em Brasília
VW Gol de Dantas/Amadeu é uma das atrações da IV
Programação em Brasília começa nesta quinta-feira
Veja a programação das atividades no Distrito Federal
Confira a atualização da Lista de Inscritos
Bonifácio escapa da pista com o Protótipo ZF
Garcia vai disputar a prova com um ?Super Corsa?
Dois Ferrari vão disputar a prova do domingo
Prova brasiliense teve três ?quase 1000 Kilometros?
Pré-relação mostra 36 inscritos na 1000 Km
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|