Vinte e cinco anos depois, e com três vezes mais carros, a Stock Car retornará neste final de semana ao Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, onde a história da categoria começou a ser escrita com a participação de dez carros.
Daquele 22 de abril de 1979 para cá, além do número de pilotos, muito mais coisas mudaram, entre elas o tipo de carro utilizado, os motores que os empurram, e o asfalto do traçado, inteiramente reformado no final do ano passado.
Ao visitar a pista pela primeira vez, a categoria usava carros de Turismo, do modelo Opala, da Chevrolet. Hoje, naquela que será a 275ª corrida de sua história, e a 20ª em Tarumã, a Stock Car conta com chassis tubulares especialmente construídos para competição, e potentes motores V8 de 450 cavalos.
Mas a evolução tecnológica não é a única diferença em relação àquela cada vez mais distante prova de estréia, já que os protagonistas da festa de então não são mais pilotos, mas continuam envolvidos com a categoria, e muito.
Zeca Giaffone, o pole position daquela prova número 1 da Stock, é o atual responsável pela construção dos chassis, e seu irmão Affonso - o ganhador da prova inaugural ? agora comanda uma equipe.
Quem mais vitórias conquistou na pista sul-rio-grandense foi Ingo Hoffmann, que ganhou oito vezes em Tarumã, onde a vice-liderança do ranking de triunfos é de Paulo Gomes, que tem quatro triunfos, o último deles alcançado em 22 de abril de 2001, na última vez em que a categoria esteve por lá até agora.
Dos pilotos que participaram daquela festa inicial, apenas um vai estar atuando na prova do domingo: Raul Boesel, que terminou a prova de estréia na terceira posição, atrás de Affonsão e de José Carlos Palhares, o ?Zeca Capeta?.
» Leia também:
Confira o ranking de vitórias e as datas das corridas da Stock Car em Tarumã Clicando aqui.
Veja os dados da história da categoria
|