|
Estar em Le Mans ? Parte III ? Um lugar para cultuar os ídolos |
Sábado, 12 de Junho de 2004 |
|
Por Américo Teixeira Jr.
Seja para comprar artigos dos mais variados, ou simplesmente para apreciar, a verdade é que Le Mans oferece uma viagem aos primórdios do esporte, o que chega a ser um choque para o brasileiro, que tem dificuldade em cultuar seus ídolos do passado e preservar seus feitos, o enorme resgate da história do esporte. Sem exagero, o fã pode passar as 24 horas da corrida sem gastar um tostão, simplesmente absorvendo a história do automobilismo, ali, ao alcance dos olhos.
Porém, se o visitante por algum motivo quiser se desligar um pouco das coisas relacionadas à corrida e ao automobilismo, pode passear de roda gigante, aventurar-se do trem fantasma, comer algodão doce ou alimentar as mais íntimas fantasias em trailers que prometem strip-tease ao vivo.
Mas não se pode esquecer que é quase verão na Europa. O sol brilha e aquela legião de gente vermelha, não bronzeada, perambula com pouca roupa, ou, no caso dos mais animados sem nenhuma, tudo regado a muita, mas muita cerveja, o que por vezes deixa a impressão que o barato da prova está em beber cerveja e tomar sol, que nesta época do ano só se põe depois das 21h00.
Sem cansaço
O sono bate e os pés latejam. Mas não há cansaço que seja mais forte do que aquela ordem que vem de dentro do peito: ?Levante, nada de moleza. Você está em Le Mans! Deixe para descansar depois!?...
E depois de viver tudo isso, o momento final e grandioso é a chegada. Trata-se de uma saudação aos heróis que concluíram o desafio de 24 horas entre retas e curvas do verdadeiro Centro Mundial do Endurance, uma festa não é apenas do vencedor da classificação geral, geral, mas sim de todos aqueles para quem receber a bandeirada de chegada de uma 24 Horas de Le Mans é um feito histórico para ser festejado, algo que muita gente não consegue entender exatamente o que significa, mas que o verdadeiro apaixonado pelo automobilismo sabe bem o que é.
Le Mans, de fato, é festa. É uma grande homenagem aos amantes do esporte. Um prêmio à superação, ao desafio, à estratégia, ao talento, à emoção. Essa sensação de emoção pode ter acabado em alguns lugares, mas não em Le Mans...
É por isso que, ainda na estação de trem de Le Mans ou na estrada de saída da cidade, o visitante olha para trás e dá um ?Até o ano que vem!?. Sim, porque é inconcebível não desejar voltar para novamente viver essa overdose de automobilismo que é mais tradicional prova de 24 Horas do planeta.
* O jornalista Américo Teixeira Jr. cobriu as etapas de 2000 e 2001 da 24 Horas
Confira também:
Confira as posições finais da ?GT?
Confira as posições finais da ?GTS?
Confira as posições finais da ?LMP 2?
Confira as posições finais da ?LMP 1?
Os dois brazucas entre os que abandonaram
#8 fez menos paradas durante a prova na França
Confira quem rodava na quadriculada em Le Mans
Confira todos os vencedores da 24 Horas de Le Mans
Ara pilotava no momento da chegada
Confira os dez primeiros na prova em Le Mans
Kristensen empatou com Ickx como maior vitorioso em Le Mans
Terminou a prova na França
Confira as posições na 22ª hora
Completadas 350 voltas na prova francesa
O Sono dos Justos
Que numero é esse carro?
Confira como estavam as posições na 17ª hora
Acidentes marcaram a 16ª e 17ª horas
Veja as posições na metade da prova
Melo Júnior era uma das baixas após metade da disputa
Quarenta carros rodavam na 11ª hora
O #2 seguia voando baixo na 9ª hora de disputa
Os líderes na mesma volta. O #2 entre os ?Top Ten?
Herbert conduzia o #88 na sexta hora de corrida
Os R8 batidos voltaram à disputa na quarta hora
Pista livre para o #88 na 3ª hora de corrida
Davies manteve a ponta na largada em Le Mans
Os quatro Audi na frente na 51ª volta
#88 continua na frente em Le Mans
Dois R8 batem bateram na prova francesa
Confira as posições na primeira hora de disputas
Vai começar a festa em Le Mans
Estar em Le Mans ? Parte II ? Tudo começa na sexta-feira
Estar em Le Mans - Parte I - Um show permanente
Promotores chateados com a retirada de nove times
ACO anuncia pacote de melhorias
Smith marcou sua segunda pole consecutiva em Le Mans
O #88 roubou a pole position pela ?LMP 1?
Cochet/Tinseau/Gounon mantiveram a melhor marca na ?LMP2?
O #66 roubou a melhor marca da ?GTS?
Long/Bergmeister/Maassen seguraram a pole pela ?GT?
Confira como será formado o grid da prova em Le Mans
O #22 superou dois Audi nesta quinta-feira em Le Mans
Os R8 vão comandar o grid em Le Mans
Courage encabeçou a folha de tempos da ?LMP 2?
Veja os tempos das ?Supermáquinas? da ?LMP 1?
Domínio dos Corvette na categoria ?GTS?
Rodada não impediu o #90 de dominar pela ?GT?. Melo Júnior em segundo
Confira os tempos de todos os carros na primeira classificatória
Os R8 fizeram "4X0" na primeira classificatória em Le Mans
Confira os inscritos para a prova em Le Mans
Sala, por enquanto foi quem mais correu em Le Mans
Erdos volta. Melo Júnior estréia na prova em Le Mans
Porsche já pensa em voltar a Le Mans em 2005
Colin McRae confirma presença na 24 Horas de Le Mans
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|