|
Bruno Junqueira venceu a primeira na temporada |
|
O brasileiro Bruno Junqueira finalmente conquistou sua primeira vitória na temporada 2004 da Fórmula CART. A festa do piloto mineiro aconteceu neste domingo durante a "Molson Indy Montreal", prova válida pela décima etapa que foi disputada no Circuito Gilles Villeneuve, no Canadá.
A corrida começou complicada para o norte-americano A.J. Allmendinger, que saiu na segunda posição no grid, mas teve que entrar nos boxes com um pneu furado. Melhor para o pole position Sebastien Bourdais, que se manteve em primeiro, seguido de Mario Dominguez e Bruno Junqueira.
A primeira bandeira amarela foi agitada na volta de número 8, quando o norte-americano Ryan Hunter-Reay perdeu o controle de seu Lola/Cosworth e bateu contra o muro.
As posições permaneceram inalteradas até a primeira parada nos boxes para troca de pneus e reabastecimento e, graças a um melhor trabalho da equipe Herdez Competition, o mexicano Mario Dominguez voltou na frente de Sebastien Bourdais, mas quem aparecia no comando era Allmendinger, que vinha numa estratégia diferente.
O piloto da RuSport parou na 28ª volta e Dominguez assumiu a liderança, mas perdeu a chance de subir ao lugar mais alto do pódio em sua outra parada nos boxes, já que o trabalho da equipe foi inversamente proporcional ao da primeira, perdendo muito tempo.
No 40º giro, Sebastien Bourdais era o líder e fez tranquilamente sua troca de pneus e reabastecimento. No retorno a pista, ele foi atingido por A.J. Allmendinger, que vinha numa seqüência de ultrapassagens e, sem medir os esforços, acabou estragando a corrida do francês, que abandonou com a suspensão traseira direita quebrada.
A direção de prova acabou punindo Allmendinger com um "stop-and-go" e melhor para o brasileiro Bruno Junqueira, que viu a primeira colocação da corrida cair em seu colo. Nesse momento, ele tinha uma vantagem de aproximadamente 11 segundos para o canadense Paul Tracy, que mais tarde errou numa curva e deixou a posição para seu companheiro de equipe, Patrick Carpentier.
Junqueira e Carpentier entraram juntos nos boxes para a última troca de pneus e reabastecimento na 57ª volta e o piloto canadense reduziu a diferença para nove segundos, e mesmo andando forte, nada neste domingo estragaria a primeira festa do piloto brasileiro na temporada.
No final, ele cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 6s382. A festa no pódio ficou completa com a presença do mexicano Mario Dominguez. O outro brazuca da categoria, o paulista Mario Haberfeld, terminou apenas na 13ª posição e foi o último entre aqueles que se mantiveram na pista.
Allmendinger ainda chegou a ser punido novamente mais tarde, porque não parou a última janela que era as voltas de número 49 e 58. Com isso, ele perdeu uma volta e caiu da quinta para a 12ª posição.
Confira como terminou a corrida:
1º) Bruno Junqueira (BRA, Newman-Haas Racing), 69 voltas em 1h39m12s432
2º) Patrick Carpentier (CAN, Team Forsythe), a 6s382
3º) Mario Dominguez (MEX, Herdez Competition), a 11s142
4º) Paul Tracy (CAN, Team Forsythe), a 16s874
5º) Michel Jourdain Jr (MEX, RuSPORT), a 32s256
6º) Alex Tagliani (CAN, Rocketsports Racing), a 32s300
7º) Jimmy Vasser (EUA, PKV Racing), a 34s097
8º) Oriol Servia (ESP, Dale Coyne Racing), a 42s654
9º) Roberto Gonzalez (MEX, PKV Racing), a 69s190
10º) Rodolfo Lavin (MEX, Team Forsythe), a 78s083
11º) A.J. Allmendinger (EUA, RuSPORT), a 1 volta
12º) Gastón Mazzacane (ARG, Dale Coyne Racing), a 2 voltas
13º) Mário Haberfeld (BRA, Walker Racing), a 4 voltas
14º) Justin Wilson (ING, Conquest Racing), prob. mecânicos
15º) Sebastien Bourdais (FRA, Newman-Haas Racing), acidente
16º) Guy Smith (ING, Rocketsports Racing), prob. mecânicos
17º) Nelson Philippe (FRA, Conquest Racing), prob. mecânicos
18º) Ryan Hunter-Reay (EUA, Herdez Competition), acidente
Melhor Volta: Sebastien Bourdais (BRA), 1min20s840 (194,143 km/h) |
 |
Luiz Rodrigues |
|