|
Em Silverstone, mais um "round" na briga pelo título da F-3000 |
|
Acontece em Silverstone, neste sábado, mais um "round" na luta pelo título da temporada 2001 do Campeonato Internacional da Fórmula 3000, um certame onde depois da realização de 7 das doze corridas programadas a disputa está ainda bastante aberta.
O ?score? até o momento mostra o inglês Justin Wilson na frente, com 37 pontos, um único a mais que o total somado pelo australiano Mark Webber, e 5 à frente do checo Tomas Enge. Wilson e Enge correm pela equipe Nordic, enquanto Webber defende as cores da Super Nova.
Dos três, quem mais vitórias conquistou até o momento foi Webber, que cruzou na primeira posição a linha de chegada das provas na Itália, em Mônaco e na França. Wilson ganhou no Brasil e na Áustria, enquanto Enge foi o melhor nas corridas disputadas na Espanha e em Luxemburgo.
Brasileiros
Dos representantes da ?Legião Brazuca? envolvida no campeonato, os melhores até aqui são o paranaense Jaime Melo Júnior e o amazonense Antonio Pizzonia, respectivamente das equipes Durango Fórmula e Petrobras Júnior. Os dois ocupam a quinta posição da tabela, que dividem com o belga David Saelens, da European Minardi, e com o francês Sebastien Bourdais, da DAMS, todos com 8 pontos.
Dentre os demais brasileiros, apenas mais um conseguiu manter-se entre os dez melhores do certame até o momento: o paranaense Ricardo Sperafico, da Petrobras Júnior Team, que está na décima colocação, com 6 pontos. Os paulistas Mário Haberfeld, da Super Nova, e Ricardo Maurício, da Red Bull Jr. Team, dividem a 13ª posição na tabela, onde o irmão gêmeo de Ricardo, Rodrigo Sperafico, que corre pela sofrível Coloni, ainda não marcou nenhum ponto neste ano.
O critério de pontuação que rege a categoria é o mesmo adotado para a Fórmula 1: o vitorioso marca 10 pontos, o segundo colocado 6, o terceiro 4, o quarto 3, o quinto 2, e o sexto 1 ponto. Veja abaixo como está a classificação do campeonato.
1º) Justin Wilson (ING), 37 pontos;
2º) Mark Webber (AUT), 36;
3º) Tomas Enge (RCH), 32;
4º) Bas Leinders (BEL), 12;
5º) Jaime Melo Jr. (BRA),
== Antonio Pizzonia (BRA), 8;
== David Saelens (BEL), 8;
== Sebastien Bourdais (FRA), 8;
== Darren Manning(ING),8;
10º) Ricardo Sperafico(BRA), 6;
11º) Patrick Friesacher(AUS), 5;
12º) Stephane Sarrazin (FRA), 4;
13º) Mario Haberfeld (BRA) e Ricardo Maurício (BRA), 3;
15º) Joël Camathias (BEL), 2;
16º) Fabrizio Gollin (ITA) e Andrea Piccini (ITA), 1 ponto;
|
 |
Jorge Kraucher |
|