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19/01/2003
A proibição do uso de rádio: um embrulho dentro do pacote


A proibição do uso de rádios de comunicação entre os pilotos e os boxes e vice-versa, foi um pequeno embrulho dentro do Pacote de medidas que foram anunciadas na semana passada pela FIA com o propósito de baixar os custos, e pelo menos tentar resgatar a competitividade dentro do ?circo? da Fórmula 1, do qual muitos cansaram em função da arrebatadora predominância que a Ferrari conquistou, e isto ficou muito claro pelo mundo afora, onde a audiência televisiva despencou.

Ora. O custo de um rádio-comunicador é um grão de areia no oceano de gastos que os times tem para manterem-se competindo, o que deixa absolutamente transparente que o embrulho foi colocado dentro do pacote sem levar em consideração o fator preço.

Mas porque, então, a medida foi tomada?. Na resposta, com todas as letras cabíveis, a verdade é uma só: para TENTAR EVITAR que a Ferrari (e foram, e continuarão a ser apenas eles que podem se dar a esse luxo) passe a seus pilotos ordens de inversão de posições, como aconteceu naquele ridículo final do Grande Prêmio da Áustria de 2002.

Meu Deus, quanta ingenuidade.

Achar que tirando a comunicação entre boxes e pilotos se vai evitar que aconteçam falcatruas corresponde a acreditar que se vai evitar que um filho chupe bala antes do almoço apenas transferindo o baleiro de cima da mesa para sobre uma escrivaninha, por exemplo.

É ingenuidade demais. É como acreditar não existirem outras formas além do rádio de determinar mudanças de posições...

Aqui vou citar apenas alguns exemplos do que deve, e quase certamente vai ser usado como artifício:

1) O responsával por mostrar a placa a um determinado piloto deixa providencialmente seu indicador sobre o lado direito do número do carro daquele que deve ceder a posição, e, num piscar de olhos, o aponta para a esquerda, por exemplo...

2) No momento do reabastecimento, a válvula que encaixa no bocal do tanque apresenta ?um problema?, que depois que o piloto a ser beneficiado ganha a posição desaparece como que por encanto...

3) O responsável pelo serviço ?erra? na calibragem de um dos pneus, forçando o piloto que deve ceder sua posição a fazer uma parada extraordinária...

4) O número do carro do piloto que deve ceder a posição é mostrado em azul na placa, por exemplo. De repente, o plaqueiro de plantão encontra ?casulamente? esse mesmo número em vermelho... ?Epa, é hora de eu ceder minha posição, ou tomo um chute no traseiro?, vai pensar o piloto que está na frente...

Telemetria & dispositivos eletrônicos

O banimento do uso da telemetria e de dispositivos de ajuda eletrônica ao piloto como o sistema de controle de largada e correção de sobreesterços, que DEVE (segundo palavras da própria FIA) ser adotado ainda este ano (o que pessoalmente eu duvido, acreditando que a coisa vá mesmo, se acontecer, ser adotada apena a partir de 2004), vai provocar para os comandantes dos times um contrangimento ?bonde?...

Imagine Ron Dennis, o chefão da McLaren, ou Jean Todt, da Ferrari, explicando à TAG e à Magnetti-Marelli (seus respectivos fornecedores) algo assim: ?Olha, eu sei que vocês ocuparam muitas horas dos seus Engenheiros, e que investiram muito dinheiro para desenvolverem estes dispositivos. Acontece que nós não podemos mais usá-los. Tá bem?. Muito, mas muito obrigado mesmo. E, desculpe, heim??...

E se chover??

Do pacotão anunciado nesta semana faz parte também a previsão de que todos os carros sejam recolhidos ao Parque Fechado depois da classificatória do sábado, permanecendo lá até o momento de realização do Warm Up, no domingo, até quando ningém pode tocar o bólido (?Salvo sob condições excepcionais e com a supervisão dos Comissários? , segundo a FIA.

Tá bem. Vamos por partes. 1) Estas ?Condições excepcionais? seriam, por exemplo, uma mudança de humor de São Pedro, que depois de um sábado ensolarado faz o domingo amanhecer com ?uma baita chuva?, como se diz lá pelos Pampas???.

2) Estas mesmas ?Condições excepcionais? não podem se constituir em um dispositivo para a adoção de dois pesos e duas medidas?.

Explico:

Situação 1 Um parafuso de fixação do aerofólio dianteiro de um carro da Ferrari (por exemplo), está um pouco frouxo, criando a tal de ?Condição especial? para que os Comissários autorizem alguém a ir até lá fixar o tal parafuso...

Situação 2 O mesmo parafuso se solta num dos carros da Minardi (ainda por exemplo): Neste caso, também estará caracterizada a excepcionalidade que permitirá ao mecânico adentrar o Parque Fechado???.

É, meus amigos...

Há muito, mas muito mesmo a ser esclarecido antes de 9 de março, dia marcado para o Grande Prêmio da Austrália, o primeiro dos 16 totais previstos pelo calendário do ?circo? para 2003.
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