Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
A prova goiana, e um novo ?point? no DF
Quinta-feira, 23 de Junho de 2005
 
Um mês depois da estréia com o segundo lugar na 1000 Kilometros de Brasília, o ?Patinho Feio? voltou a ser inscrito numa corrida, desta vez a que marcou a comemoração do aniversário de Goiânia, onde o estranho ?carro de corrida? que teve a novamente a pilotagem de Alex Dias Ribeiro e João Luiz da Fonseca não conseguiu ir além da 13ª posição.

Ainda equipado com o motor VW de 1.192cc, o carro voltou a correr na Capital Federal em dezembro de 1967, quando Dias Ribeiro e Zeca Vassallo conquistaram a quinta colocação.

Enquanto desenvolviam idéias para melhorar o carro para a temporada seguinte, ainda em 1967, Alex Dias Ribeiro, Helládio Toledo Monteiro Filho, João Luiz da Fonseca e José Álvaro Vassallo criaram a Camber, oficina que se transformaria no ?point? dos amantes do automobilismo de Brasília.

Para as disputas de 1968, o ?Patinho Feio? foi bastante incrementado, passando a ser empurrado por um motor de 1600cc, recebendo rodas aro 13 e outras melhorias que foram testadas na 1000 Km de Brasília, disputa que Alex Dias Ribeiro e João Luiz da Fonseca terminaram na 12ª colocação entre 43 carros participantes.

Em 30 de junho de 1968, o então chamado Camber VW seria um dos destaques da 500 Milhas da Guanabara, a segunda prova válida para o Campeonato Brasileiro.

Já nas primeiras voltas, o Camber se enroscou com o Bino Mk II dos campeões Luís Pereira Bueno e José Carlos Pace na Curva Norte do circuito de Jacarepaguá, um incidente do qual o carro brasiliense saiu com apenas pequenos danos, mas fez com que a dupla do Bino perdesse bastante terreno enquanto o carro era ?remendando? com fita adesiva, e a suspensão dianteira era desempenada.

A parte final da corrida apresentava uma luta ferrenha pela liderança entre o BMW 2000cc de Pedro Victor Delamare e Jan Balder e o Willys Mk I de Bird Clemente e Luiz Terra Smith.

Depois de reabastecer seu carro, Clemente saiu dos boxes disposto superar o BMW, mas no final da parte mista do traçado carioca acabou encontrando o Camber pela frente.

Sem notar a aproximação de Bird, Alex Dias Ribeiro não deu passagem, o que acabou fazendo com que Clemente perdesse a direção do carro e saísse ?arrastando? as placas de 200, 150 e 100 metros, o que acabou destruindo completamente a parte frontal e a suspensão dianteira do Willys Mk I.

A dupla Balder/Delamare venceu a disputa, fechada adiante de uma verdadeira legião de carros de Brasília, com Ênio Garcia/Toninho Martins na segunda posição, Karl Von Negri/Dirceu Bernardon na terceira, (também com um VW 1600), Alex Dias Ribeiro/João Luiz da Fonseca no quarto lugar, com o Camber VW, e Paulo César Lopes/Ricardo Penta no quinto posto com um Willys Interlagos.

Ainda em 1968, o carrinho brasiliense alcançou fechou na segunda posição duas corridas, e na oitava uma disputa. As segundas colocações foram conquistadas por Zeca Vassallo, em Anápolis, e pela dupla Alex Dias Ribeiro/João Luiz da Fonseca, na 500 Km de Brasília, enquanto o oitavo posto foi fechado na Mil Km da Guanabara, de novo com Dias Ribeiro e Da Fonseca na pilotagem.

Confira também:
Confira a galeria de imagens
Segue a série histórica
Karmann Ghia Porsche: estréia com vitória
A Dacon, e a volta às pistas
Um drama no início de 1967
Um ?1-2-3? na última prova da equipe
A era pós-Dacon
Confira as informações técnicas do Karmann Ghia Porsche
Veja as participações do Karmann Ghia Porsche nas provas
Mais um capítulo da história de nossos carros de corrida
Piquet e Pacheco ?rescucitaram? o ?Patinho Feio?
A evolução e os problemas
O Prótotipo Camber, ou ?Patinho Feio?
Confira as informações técnicas do Camber VW
Veja as participações do Camber VW nas provas
Veja as participações do DKW Malzoni nas provas
Confira a ficha técnica do DKW Malzoni
Campeão surpreendido
Cariocas na quarta posição
Uma grande corrida
O ?III?: pesado demais
DKW Malzoni ? o começo da história
Carros de corrida do Brasil: dando seqüência à série
Série Carros de Corrida do Brasil
Carros de Corrida do Brasil ? 1 - Simca Abarth
Ficha Técnica dos Simca Abarth
Os resultados do Simca Abarth
O especial sobre a corrida
Napoleão A. Ribeiro

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados