|
Saiba quais serão as mudanças na ABP |
Sábado, 05 de Maio de 2001 |
|
Com a eleição de Mário Covas Neto como presidente, e Ricardo Etchenique como vice, a Associação Nacional de Pilotos de Stock Car e Fórmula vai sofrer algumas modificações em relação a como está hoje, até quando o comando está em poder de Paulo Gomes.
Depois da eleição secreta na qual derrotou o também piloto Rodney Felício por 58 votos a 26, o santista Covas Neto, de 42 anos, conversou com o Speed On Line , falando sobre seus planos para a ABP nos próximos dois anos.
Mário contou que pretende fazer uma gestão onde a participação dos "atores" seja grande, explicando que considera como atores "todos aqueles que fazem o espetáculo", ou seja, pilotos e preparadores. Ele contou que a gestão se dará basicamente por um tripé formado por três comissões: uma técnica ? a ser formada pelos representantes das equipes -, uma Desportiva e de Segurança ? formada por pilotos ? e uma de Marketing, composta por gente que possa auxiliar na gestão dos aspectos econômicos da categoria, e do reforço de sua imagem.
O novo presidente da ABP ressaltou o trabalho que terão estas comissões. "A técnica será a responsável pela elaboração de sugestões de tudo aquilo que diz respeito à área, por exemplo discutir se este ou aquele amortecedor, por exemplo, deve ser usado pelos carros de uma determinada categoria". A comissão Desportiva e de Segurança, explicou Covas, "terá como atribuição discutir sobre a segurança desta ou daquela pista, bem como procedimentos que possam contribuir para uma melhoria na manutenção da integridade física dos pilotos", frisou. O trabalho da terceira comissão será o de "gerir o evento e tudo aquilo que o cerca. A corrida acontece no domingo, mas há atividades ligadas a ela que são também importantes, como por exemplo a eleição da ´garota Stock Car´ , e outros eventos que ajudam a categoria a ter visibilidade", contou.
Um Conselho para auxiliar
Além das comissões, a nova concepção de gestão da Associação de Pilotos de Stock Car e Fórmula incluirá a participação de um Conselho. Covas Neto explicou: "a princípio este Conselho será formado por nove pessoas. Três delas nós já temos, que são os pilotos que já foram campeões na Stock Car e que continuam a correr na categoria, casos hoje do Ingo Hoffmann, do Paulo Gomes e do Chico Serra", disse. Mário contou que os demais membros deste Conselho serão "um representante de cada categoria (estão sob a responsabilidade da ABP hoje as divisões V-8 e Light da Stock Car, e a Fórmula Chevrolet), e publicitários, por exemplo, além de outras pessoas que possam contribuir", frisou. "Serão diversas pessoas trabalhando no interesse comum de tornar o evento cada vez mais importante", acrescentou.
Covas Neto ressaltou que o cargo que exercerá será o de mediador; que a princípio as sugestões de cada uma das comissões e do Conselho serão aplicadas rapidamente. Ele exemplificou: "Digamos por exemplo que a comissão técnica decida usar o amortecedor ´a´, mas que a produtora ´b´ de amortecedores seja uma das parceiras comerciais da categoria. Nós impediremos que algum tipo de conflito possa ocorrer", disse.
A saída da Petrobras
Sobre a retirada do patrocínio da Petrobras dos eventos ligados à ABP, Mário Covas Neto confirmou que o fato já é consumado. "Infelizmente a Petrobras não é mais nossa parceira", disse. "Para este evento estamos comprando o combustível, ao contrário do que ocorria enquanto o contrato de patrocínio estava em vigor", ressaltou. O novo presidente da Associação de Pilotos ? que esteve na sede da petroleira nesta semana ? destacou um ponto importante quanto à rescisão contratual: "felizmente o distrato será feito de maneira amigável. O vínculo que tínhamos com a Petrobras deixa de existir, mas as portas da petroleira não se fecham definitivamente para nós. No futuro poderemos novamente ter a empresa como parceira, reatando um laço que foi muito importante para toda a categoria nos dois últimos anos", explicou.
Não deixe de ler a matéria "Entenda a saída da Petrobras"
Confira também:
Covas Neto é eleito presidente da ABP
Streit e Motta lideram pela Fórmula Chevrolet
Os dez primeiros da F-Chevrolet
Vitória sul-mato-grossense na Fórmula Chevrolet
Serra continua líder da Stock Car V-8
Confira quem pontuou na Stock Car
A festa é de "Nonô" em São Paulo
Paranaense lidera a classificação da Light
Torção foi o caso mais grave até o momento
Stock Car Light: Santos vence em Interlagos
Greipel foi para o final do grid
Público é bom em Interlagos
Líder da classificação foi o melhor no warm up
Chico Serra faz o melhor tempo da Stock Car V8
Brunno Santo faz melhor tempo na warm-up na Stock Light
Paulo Gomes é o pole da Stock Car V-8
Pedro Gomes é pole na Stock Car Light
Sul-mato-grossense é o pole da Fórmula Chevrolet
Provas do final de semana terão outro médico-chefe
Bragantini foi o melhor no último treino da Stock Car Light
Ainda não foi desta vez
Tempos Stock ainda não caíram
Bandeira vermelha em Interlagos
Outros combustíveis serão testados a partir desta semana
Trindade pode voltar em breve às pistas
Domínio carioca na F-Chevrolet
Confira todos os tempos da Stock Car - 1o treino
Paulo Gomes faz o melhor tempo
Um gaúcho e um sul-mato-grossense, na F-Chevrolet
Rodada terá Regal como Diretor de Prova
Reparos na pista atrasaram a programação em Interlagos
André Bragantini marca melhor tempo
Na última rodada do ano, Serra acabou saindo na frente
Na corrida em agosto, a pole foi de Xandy Negrão
Serra largou na pole e ganhou a prova de estréia da nova Stock Car
Confira os horários para a etapa de São Paulo
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|