|
A era pós-Dacon |
Terça-feira, 23 de Agosto de 2005 |
|
A extinção da equipe Dacon não cessou a história de participações dos Karmann Ghia Porsche em corridas.
Um dos carros foi vendido para os irmãos Fittipaldi, outro (o com motor de 2000cc), para Aylton Varanda, e o terceiro, (a exemplo do carro de Emerson e Wilsinho, com motor de 1.600cc), para o também carioca João Varanda Filho.
O carro dos Fittipaldi estreou sua ?fase independente? com uma vitória na ?6 Horas de Interlagos? de 1967, quando os irmãos superaram o Alfa Romeo GTA da equipe Jolly Gancia, a carretera de Camilo Christófaro e os dois Alpine da Willys.
Os Varanda estrearam seus carros com um segundo e um terceiro lugares no ?Circuito de Petrópolis?, onde Aylton e João foram superados apenas pelo Ferrari 250GT Drago de Paulo César Newlands.
A mecânica do carro de Emerson e Wilsinho acabou sendo a utilizada no protótipo Fitti-Porsche, enquanto o motor do Karmann Ghia Porsche de Aylton Varanda, que o vendeu para o também carioca Sidney Cardoso após vencer uma etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo, acabou sendo instalado numa carroceria do Lorena que venceu a ?Mil Km da Guanabara? de 1969.
Tanto Aylton, que dividiu a pilotagem com Sidney Cardoso em algumas provas, quanto João Varanda, seguiram disputando provas com seus Karmann Ghia Porsche, mas sem obterem resultados mais expressivos.
Os cariocas Fábio Crespi/Manolo correram com um Karmann Ghia Porsche em 1968, mas a bordo de um modelo com carroceria de chapas de aço. Um outro carro com o mesmo tipo de carroceria chegou a disputar algumas provas em 1968, mas empurrado por um motor do Chevrolet Corvair.
Confira também:
Confira a galeria de imagens
Segue a série histórica
Karmann Ghia Porsche: estréia com vitória
A Dacon, e a volta às pistas
Um drama no início de 1967
Um ?1-2-3? na última prova da equipe
Confira as informações técnicas do Karmann Ghia Porsche
Veja as participações do Karmann Ghia Porsche nas provas
Mais um capítulo da história de nossos carros de corrida
Piquet e Pacheco ?rescucitaram? o ?Patinho Feio?
A evolução e os problemas
A prova goiana, e um novo ?point? no DF
O Prótotipo Camber, ou ?Patinho Feio?
Confira as informações técnicas do Camber VW
Veja as participações do Camber VW nas provas
Veja as participações do DKW Malzoni nas provas
Confira a ficha técnica do DKW Malzoni
Campeão surpreendido
Cariocas na quarta posição
Uma grande corrida
O ?III?: pesado demais
DKW Malzoni ? o começo da história
Carros de corrida do Brasil: dando seqüência à série
Série Carros de Corrida do Brasil
Carros de Corrida do Brasil ? 1 - Simca Abarth
Ficha Técnica dos Simca Abarth
Os resultados do Simca Abarth
O especial sobre a corrida |
 |
Napoleão A. Ribeiro |
|